Companhia de Dança se apresenta no Festival Cena CumpliCidades em Recife 

A Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, vinculada à Fundação Cultural do município (Funjope), fará a abertura, nesta quinta-feira (28), do Festival Cena CumpliCidades 2023, em Recife (PE), a convite do curador e coordenador do evento, Arnaldo Siqueira. A exibição será no Teatro Luiz Mendonça – Parque Dona Lindu, a partir das 20h. O evento conta com a participação de convidados da capital pernambucana.

“A Companhia Municipal de Dança, que nós criamos em 2021, tem se revelado uma experiência muito exitosa. Em pouco tempo, já tem um repertório consolidado e participa, de forma ativa, criativa e organizada, de diversos festivais, apresentações específicas em João Pessoa, Campina Grande, Bananeiras, Joinville”, destaca o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.  

Ele observa que o grupo é uma ação da Funjope e da Prefeitura de João Pessoa que marca uma história importante na política de dança local e acrescenta que, quando a Companhia é valorizada, acaba irradiando para outros estúdios, para a própria ideia da resistência e da força da dança em João Pessoa.  

“Esse é o processo. Fomos muito felizes quando, ainda durante a pandemia, em 2021, conseguimos criar a nossa Companhia de Dança que está dando esses frutos excelentes”, acrescenta.  

Apresentação – As bailarinas e bailarinos vão apresentar os números Pas de Deux Dom Quixote, La Fille Mal Gardée, Reedificando-me, Resistência Negra, TempoRamor e Cordel, dançando a música erudita armorial. Esta é a segunda vez que a Companhia se apresenta no Festival. Em 2022, o grupo levou o espetáculo ‘Sivuca – Poesia do Som’ que, desta vez, não está no repertório.  

“Conhecendo o nosso trabalho, a equipe do Festival nos convidou para a noite de abertura e pediu que apresentássemos o leque de repertório que já temos, apesar da pouca idade”, comemora a diretora da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, Stella Paula Carvalho. Ela destaca que, nas coreografias, está o mais novo sucesso da equipe, o Cordel, de Evana Arruda, e o TempoRamor, de Lucas Mendes.

A diretora afirma que todos estão muito ansiosos. “Esta será a primeira apresentação de vários repertórios que faremos fora de casa, e ainda mais em uma cidade onde o nível da dança é muito alto. Dividiremos o palco com algumas companhias de dança do Recife”, conta.  

Stella Paula lembra que, em 2022, o grupo foi convidado e, este ano, a organização do Cena CumpliCidades pediu que fossem enviados os trabalhos da equipe e todos foram escolhidos. “Estamos muito honrados em fazer parte, mais uma vez, desse evento que é sucesso e abrindo o mais novo Festival Competitivo de Recife”.  

Para ela, além de ganhar mais experiência, esta é a melhor maneira de mostrar o valor da Companhia de Dança de João Pessoa em outros estados brasileiros.  

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais