Hospital Municipal Santa Isabel realiza mutirão de colonoscopia nesta sexta-feira

Hospital Municipal Santa Isabel realiza mutirão de colonoscopia nesta sexta-feira

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realiza nesta sexta-feira (27) um mutirão de colonoscopia, onde 30 pacientes serão beneficiados com a realização dos exames. Organizado pelo Serviço de Coloproctologia da instituição, o mutirão tem como objetivo agilizar possíveis diagnósticos de doenças inflamatórias intestinais.

Hospital Municipal Santa Isabel realiza mutirão de colonoscopia nesta sexta-feira

A ação, que conta com a parceria da Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite (Gediib ) e o apoio da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), vai beneficiar pacientes que já se encontravam na fila de espera da Regulação Municipal, reduzindo a demanda reprimida existente.

As doenças inflamatórias intestinais (DII) vêm se tornando cada vez mais comuns nos dias atuais. Segundo o médico coloproctologista Gustavo Vilar, presidente do Gediib – Secção Paraíba, são duas principais representantes das DII: a Colite Ulcerativa e a doença de Crohn. Ambas têm como principais sintomas diarreia persistente, que dura mais de três a quatro semanas e pode vir acompanhada de muco e/ou sangue nas fezes, dores abdominais em cólicas e perda de peso.

Muitos pacientes passam por uma verdadeira peregrinação entre o início dos sintomas e o diagnóstico da doença.

“Os sintomas podem começar de forma insidiosa e com o passar do tempo podem se agravar gerando crises que fazem o paciente procurar diversas vezes o pronto socorro, sem ter um diagnóstico definido. Por isso é fundamental a procura pelo médico especialista coloproctologista ou gastroenterologista para investigação diagnóstica adequada e tratamento precoce, minimizando a chance de complicações da doença”, explica Gustavo Vilar.

A colonoscopia é o melhor método para se chegar ao diagnóstico dessa doença.

A ação, que vai acontecer durante todo o dia, envolve uma grande equipe, que contará com a participação de médicos, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, recepcionistas e pessoal de apoio.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais