Prefeitura de João Pessoa e Sebrae promovem Fórum Internacional de Cidades Criativas nesta sexta-feira

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), em parceria com o Sebrae, promove, nesta sexta-feira (6), o Fórum Internacional de Cidades Criativas. O encontro acontece no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, O objetivo é discutir e compartilhar experiências enriquecedoras relacionadas à economia criativa e ao papel das cidades nesse contexto. A inscrição é gratuita e o credenciamento inicia às 8h, no local do evento.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa, Vaulene Rodrigues, o Fórum visa conectar líderes, especialistas e empreendedores, lançando um olhar para o desenvolvimento das cidades criativas no Brasil e no mundo.

“O intuito é trazer experiências de êxito realizadas na nossa capital, enquanto representante brasileira do artesanato na Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco; e nas demais cidades participantes do evento, para que possamos aprender e, a partir desses conhecimentos, ajudar a promover um desenvolvimento urbano mais harmônico e mais sustentável”, disse.

Cooperações – Muito além de debates, o Fórum tem o intuito de iluminar caminhos, almejando futuras cooperações. “As cidades convidadas são aquelas com as quais temos interesse e disposição de promover intercâmbios. Por exemplo, Enghien-les-Bains, na França, que tem um centro de pesquisas e de atuações na área da arte midiática. A proposta é fazer um convênio de cooperação para residências criativas, possibilitando que pessoas daqui possam ir para lá e vice-versa, a fim de realizar pesquisas e trabalhos”, explicou Eduardo Barroso, coordenador de Projetos Especiais da Sedest.

As cooperações também estão sendo discutidas com parceiros mais próximos, como os representantes do laboratório O Imaginário, no Recife. “Trata-se de uma instituição de pesquisa e extensão, ligada à Universidade Federal de Pernambuco, que vem trabalhando com o artesanato há mais de 20 anos. Eles têm expertise que será muito importante para João Pessoa, sobretudo, para implantação da nossa fábrica social de artesanato”, acrescentou Eduardo.

Inscrições – As atividades do Fórum serão realizadas na Sala 1 do mezanino do Espaço Cultural. A partir das 8h, acontece o credenciamento. A programação de palestras se estende até as 18h30. Ela foi dividida em mesas de debates com três eixos temáticos: Artesanato – políticas públicas e ações de cooperação; Música e arte midiática – experiências das cidades criativas; e o presente e o futuro da Economia Criativa.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo link https://pb.lojavirtualsebrae.com.br/loja/evento/202948572-fincc-feira-internacional-de-negocios-criativos-e-colaborativos-2023, ou no local do evento. As vagas são limitadas.

Após o Fórum, às 19h, acontece a abertura oficial da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (Fincc), promovida pelo Sebrae e parceiros, na praça de eventos, também no Espaço Cultural. A Sedest terá um stand exclusivo por lá, onde os visitantes terão informações sobre todos os programas oferecidos pela pasta. A Feira segue até domingo (8), sempre das 16h às 21h.

Fórum – Confira a programação completa do Fórum Internacional de Cidades Criativas:

Manhã
08h00 – Credenciamento
09h00 – Abertura – Cicero Lucena (Prefeito de João Pessoa)

– Luiz Alberto Amorim (Superintendente do Sebrae-PB)

9h30 às 12h10 – Mesa de Debates: Artesanato – Políticas Públicas e Ações de Cooperação

– Eduardo Barroso – Labin – João Pessoa

– Daniel Farfán – Diretor de Artesanato da Secretaria de Cultura de Puebla/México

– Virginia Cavalcanti e Ana Andrade – Laboratório O Imaginário/Recife

– Ana Carla da Fonseca – Pioneira em Cidades Criativas e Empresária da Garimpo de Soluções.

Tarde
14h às 16h – Mesa de Debates: Música e Arte Midiática – Experiências das cidades criativas

– Álvaro Narvaez – secretário de Cultura de Medellín/Colômbia

– Dominique Roland – Diretor do Centro de Artes – Enghien-les-Bains/França

– Marcelo Barros/Abramid – Associação Brasileira de Artes Midiáticas – Campina Grande/PB

16h às 18h30 – Mesa de Debates: O Presente e o Futuro da Economia Criativa

– Joaquim Cartaxo – Arquiteto e urbanista e diretor superintendente do Sebrae-CE

– Décio Coutinho – Superintendente de Economia Criativa Mato Grosso do Sul

– Rosa Alegria – Futurista profissional e pioneira em Foresight Estratégico no Brasil

– Lala Deheinzelin – Futurista e Pioneira em Economia Criativa no Brasil, da Empresa Solutions 4D Future

18h30 – Encerramento

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais