Prefeitura realiza formação continuada com mais de 400 inspetores escolares

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP) e da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), realizou, nesta quarta (20) e quinta-feira (21), no auditório do Centro de Capacitação de Professores, em Tambauzinho, a formação para inspetores escolares. Participaram mais de 400 profissionais.  

A formação contou com a presença da secretária de Educação, América Castro, e da secretária executiva, Luciana Dias. “Vocês são muito importantes nas nossas escolas. Esse é um momento de esclarecermos, de reforçarmos qual o papel de vocês dentro das nossas unidades de ensino, dos direitos e deveres. Agradeço a cada um e a cada uma por participar desse momento, de buscar ampliar os conhecimentos”, agradeceu América Castro.  

O tema da formação foi ‘Ressignificando a ação de mediação de conflitos no contexto escolar’, ministrado pela pedagoga Andréia Sobreira Teixeira, a assistente social Almira Cavalcante, além da psicóloga Ana Rogélia do Nascimento.

“Muita gente que está aqui passou por formação no ano passado, mas também temos pessoas novatas, que também precisam passar por esse momento de conhecimento e aprendizado. Aqui estamos abordando a atuação deles e também o Estatuto da Criança e do Adolescente. Isso só vem a somar ao trabalho nas unidades escolares”, explicou chefe de Monitoramento da Diretoria de Gestão Escolar da Sedec, Andréia Sobreira Teixeira.  

As principais atribuições do inspetor escolar são supervisionar e orientar os alunos no ambiente escolar, garantir o cumprimento das normas e regras estabelecidas pela escola, mediar conflitos, promover a convivência harmoniosa e acompanhar o desenvolvimento dos estudantes.  

Aclécio da Silva Santiago já é inspetor da Escola Municipal Almirante Barroso há 14 anos. Mesmo com tanta experiência ele sabe da importância de um processo de formação. “Para gente isso é bom, porque qualifica a nossa categoria, que tem um papel fundamental dentro das escolas. Sem falar que podemos aprender mais e também transmitir esses conhecimentos para nossos alunos. A gente não faz só fiscalizar alunos em corredor não”, disse o inspetor.    

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais