Projeto ‘Bebê a Bordo’ prepara mães e pais para cuidados com a criança

Com o objetivo de preparar mães e pais para os cuidados com o filho que vai nascer, a Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Miramar I desenvolve o projeto ‘Bebê a Bordo’ durante a gestação e após o nascimento da criança. Complementar ao pré-natal, o projeto busca proporcionar segurança às gestantes, incentivar o aleitamento materno, envolver os homens no processo de gestação e manter o vínculo de confiança dos progenitores com a equipe de saúde.

Além das consultas semanais de pré-natal, o trabalho acontece também por meio de encontros mensais com todas as gestantes e seus parceiros atendidos na unidade. Durante os encontros, os profissionais de saúde orientam os futuros papais e mamães como proceder em diversas situações cotidianas com seus bebês que estão para nascer.

Uma das gestantes atendidas na USF Jardim Miramar I é a babá Ana Paula da Silva, que espera seu segundo filho. “Na minha primeira gravidez, quando ainda morava numa cidade do interior, quase não tive orientação. Aqui, eles nos ensinam o jeito certo de fazer as coisas com a criança”, relatou.

No ‘Bebê a Bordo’ são exploradas diversas situações a exemplo de primeiro banho, posições adequadas de amamentar e dormir, trocas de fraldas e cuidados com o coto umbilical, além de temas como saúde bucal, vacinação, crescimento e desenvolvimento fetal, depressão pós-parto e infecções sexualmente transmissíveis com realização de testes rápidos.

“O diferencial do nosso trabalho é que, em algumas dessas ações, a própria gestante com o esposo aprendem, na prática, como cuidarem de um recém-nascido. Após o parto, seguimos com a visita domiciliar e a puericultura, que são os cuidados com o bebê até os dois anos de idade”, explicou Socorro Mattos, enfermeira da unidade e idealizadora do ‘Bebê a Bordo’.

Ainda de acordo com a enfermeira, o projeto conta com a participação de toda a equipe de saúde da família, envolvendo várias áreas profissionais no processo. “Nosso intuito é realizar um pré-natal humanizado, oferecendo melhorias na qualidade da assistência à saúde da mãe, feto e família”, afirmou.

A dona de casa, Sabrina Mendes, também é uma das gestantes atendidas pelo projeto. “Estou acho muito bom. É minha primeira gestação e, assim, fico mais tranquila, porque estou aprendendo coisas que não sabia como fazer”, disse.

Outros projetos – Na Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, todas as USFs realizam o pré-natal e algumas delas se destacam com outros projetos que envolvem tanto a mãe quanto o pai no processo de gestação, a exemplo do ‘pré-natal do pai’, realizado em várias unidades, e o ‘Colorindo Vidas’, da USF Tito Silva, que utiliza pintura corporal na barriga da gestante.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais