Semob-JP promove o I Seminário do Comitê de Estudos e Monitoramento de Acidentes de Trânsito

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) promove, nesta sexta-feira (22), o I Semanário do Comitê de Estudos e Monitoramento de Acidentes de Trânsito (CEMAT). O evento faz parte do calendário da Semana Nacional de Trânsito (SNT), e contará com a participação de diversos órgãos das forças de segurança, mobilidade urbana e de saúde. A programação começa às 8h30 no auditório da Faculdade Uninassau, no Bairros dos Estados, para estudantes e público em geral.  

O superintendente da Semob-JP e presidente do CEMAT, Expedito Leite filho, explica que o seminário tem como objetivo socializar as atribuições de cada órgão e, por isso, vai contar com uma vasta explanação de especialistas da área de segurança viária e saúde, com ênfase na prevenção de sinistros de trânsito.  

“O seminário será uma grande oportunidade de integrar as forças de segurança, mostrar os estudos e expor dados coletados por cada órgão com a intenção de prevenir sinistros e salvar vidas. Estamos comemorando o primeiro ano do CEMAT colhendo grandes frutos através dessa integração das forças segurança, saúde e mobilidade. A partir desses estudos, os órgãos realizam operações pontuais e quem ganha é a sociedade, que permanece mais segura”, ressalta.  

Durante o evento, vai ser realizada a palestra do diretor do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, o médico Dr. Laércio Bragante, que falará sobre os atendimentos e a maneira de atuar diante de um sinistro de trânsito em João Pessoa. Além disso, terá a formação de grupo de debatedores, mesa redonda e interação do público com os debatedores. O CEMAT encerra com a apresentação do teatro de fantoches da Semob-JP.   

CEMAT – O comitê tem por objetivo reduzir sinistros e, consequentemente, lesões e mortes, preservando vidas, por meio da integração de dados estatísticos coletados por cada órgão integrante. No último dia 19 de setembro, o CEMAT completou um ano de existência e realiza reuniões quinzenais na sede da Semob-JP com o propósito de estudar as causas e a prevenção de sinistros de trânsito, para desenvolver ações que possam  promover mais segurança viária para todos.  

O CEMAT é composto por representantes da Semob-JP, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado da Paraíba (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto de Polícia Cientifica (IPC), Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba, Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa e Grupo Energisa.  

SEMINÁRIO DO CEMAT (22 DE SETEMBRO DE 2023) 

Local: Auditório da UNINASSAU João Pessoa (Av. Pres. Epitácio Pessoa, 1213 – Bairro dos Estados, João Pessoa – PB)

Horário: 8h30 às 13h  

PROGRAMAÇÃO:  

8h30 – Abertura oficial com a fala do superintendente e presidente do CEMAT/Semob-JP, Expedito Leite Filho;  

9h10 – Palestra com o diretor do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, Laércio Bragante;  

9h30 – Coffee break;  

9h50 – Formação do primeiro grupo de debatedores/mesa redonda Operações: (Semob-JP, PRF-PB, Detran-PB, BPTran-PB, IPC);  

10h – Debate da primeira mesa redonda (Operações) – Mediador: João Eduardo, Coordenadordo CEMAT;

11h – Perguntas do público para os debatedores;  

11h15 – Formação do segundo grupo de debatedores/mesa redonda Saúde: (Samu, Bombeiros, Secretaria da Saúde do Estado, Secretaria da Saúde do Município);  

11h20h – Debate da segunda mesa redonda (Saúde) – Mediador: João Eduardo, Coordenadordo CEMAT;  

12h – Perguntas do público para os debatedores;   12h15 – Teatro e fala de fechamento.  

24/09 (DOMINGO)  

Local: Largo das Gameleiras (Orla marítima de Manaíra / Tambaú)  

Horário: 15h30

● Comando educativo;

● Simulação de um sinistro de trânsito.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais