Alunos da Rede Municipal fazem os últimos ajustes nos robôs para disputar a Olimpíada Brasileira de Robótica

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o Governo da Paraíba, irá realizar nos dias 29, 30 e 31 de agosto a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento acontecerá na Praça do Povo, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.

A Escola Municipal Duque de Caxias tem quatro equipes inscritas na competição: Fênix, Alfa, Ômega e Hunters, liderada pelo professor de Robótica Educacional, Tiago Araújo, que irá disputar a 10ª OBR.

Tiago Araújo é bicampeão nacional na Competição Brasileira de Robótica, com diversas premiações na Mostra Nacional de Robótica, e segundo e terceiro lugares no Torneio Juvenil de Robótica. No mundial da Austrália, em 2019, a escola conseguiu ficar entre as 20 melhores equipes do mundo. Mesmo com tanta experiência, o professor não esconde a ansiedade em disputar mais uma competição, ainda mais porque os alunos irão usar a nova tecnologia na montagem dos robôs que estão sendo construídos com os modernos kits de robótica com peças da Lego.

“Dada a essa nova tecnologia, ao novo kit Lego, apesar da experiência, o sentimento é de ansiedade e expectativa já que nossos alunos estão tendo o primeiro contato deles com a Lego em uma competição, estão aprendendo novas descobertas. Creio que vá ser um bom resultado e que teremos uma boa participação. Essa competição vai ser o ponta pé inicial para reformularmos nossas estratégias, saber quais as novas dificuldades e criar novos aprendizados”, disse confiante o professor.

Jefferson Albuquerque, aluno do 9º ano, é integrante da equipe Alfa e irá disputar sua primeira Olimpíada. “Eu sabia que tinha robótica na Rede Municipal de João Pessoa e sempre soube que era muito forte. Estou animado para minha primeira competição e espero dar uma boa contribuição para minha equipe”, disse com alegria.

OBR – A etapa estadual da OBR 2023 contará com a participação de 239 equipes, formadas por grupos de quatro alunos e um professor mentor, de escolas da rede pública (municipal e estadual) e da rede privada da Paraíba. Os números de equipes inscritas dobraram em relação a 2022.

“Esse ano a novidade é que iremos utilizar o formato de arena (onde os robôs competem) semelhante à da etapa nacional, com ladrilhos e duas áreas de resgate (verde e vermelha), além de gangorra e todos os desafios de anos anteriores para preparar melhor nossos estudantes para a etapa Nacional, que esse ano vai ocorrer em Salvador – BA, de 07 a 12 de outubro 2023”, explicou o representante da OBR na Paraíba, Fagner Ribeiro.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais