O superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, acompanhado dos diretores Roberta Neiva e Celso Fernandes, participou do I Encontro de Regulação de Medicina e Psicologia do Tráfego, realizado nessa segunda-feira (25), no auditório da OAB-PB, em alusão à Semana Nacional de Trânsito 2023.
Promovido pela Comissão de Direito de Trânsito da OAB-PB, presidida por Giordana Coutinho, o evento foi aberto pelo presidente da Seccional dos advogados na Paraíba, Harrison Targino, que enfatizou a importância do encontro e agradeceu a participação dos presentes.
Na ocasião, ao lado de demais dirigentes de órgãos e entidades que compõem o sistema de saúde e de trânsito na Paraíba, o superintendente Isaías Gualberto ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos médicos e psicólogos do trânsito, a quem considera verdadeiros guardiões.
“De um modo geral, a população desconhece e diz que ‘vai fazer exame de vista no Detran’, quando na verdade não é isso, é uma perícia médica, muito mais complexa”, afirmou o dirigente do Detran-PB, destacando a parceria que o órgão mantém com as clínicas médicas e psicológicas.
“Infelizmente hoje temos uma pandemia de sinistros de trânsito no Brasil, com um custo de bilhões e bilhões de reais que poderiam ser investidos em educação e infraestrutura, gasto no atendimento dessas vítimas de trânsito”, concluiu o superintendente Isaías Gualberto.
O I Encontro de Regulação de Medicina e Psicologia do Tráfego contou com conferência da psicóloga Juliana Guimarães, do Detran-PE, além da palestra “O trânsito para pessoas”, proferida pela diretora de Operações do Detran-PB, Roberta Neiva, que destacou a necessidade de observar e transformar o comportamento das pessoas no trânsito.
“A gente nunca pensa no trânsito como ele deve ser pensado. Do trânsito ninguém escapa, somos todos atores e ele é feito por pessoas e para pessoas. Por isso, não podemos nos conformar com o que está aí, porque na hora em que a gente se conforma, acabou”, concluiu Roberta Neiva.