O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, participou como palestrante de destaque em um webinário promovido, nesta quarta-feira (27), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), abordando o tema crucial “Como Planejar a Ação Climática em Cidades: Elementos-chave a Considerar”. Este evento, o segundo de uma série de webinars intitulados “Ação Climática nas Cidades da América Latina e do Caribe”, contou com a presença de outros palestrantes e foi mediado por Clementine Tribouillard, chefe do projeto na capital paraibana junto à Instituição e especialista em desenvolvimento urbano e habitação.
Cícero Lucena aproveitou a oportunidade para apresentar o Plano de Ações Climáticas (PAC) do Município e destacou outras iniciativas ambientais sustentáveis que estão transformando a cidade. Um desses projetos é a recuperação do antigo Lixão do Róger, que será transformado em um Parque socioambiental. Ambas as propostas são financiadas pelo Programa João Pessoa Sustentável, um investimento de 159,4 milhões de dólares, dos quais 100 milhões são provenientes do BID e os demais recursos entram como contrapartida da Prefeitura.
O prefeito de João Pessoa expressou o comprometimento da gestão com a luta contra as mudanças climáticas e a busca por tornar a Capital paraibana mais sustentável e resiliente. “É um esforço contínuo para que tenhamos resultados positivos do nosso plano de ação climática que ficarão para a cidade de João Pessoa. Há 20 anos fechamos o lixão da nossa cidade, hoje temos um aterro sanitário e estamos, este ano, instalando uma unidade de tratamento de resíduos sólidos, fazendo a separação dos produtos recicláveis e também gerando energia para essa unidade de triagem. Também temos um programa de eficiência energética para gerar energia totalmente limpa para prédios públicos e para a iluminação pública. São ações contínuas”, elencou.
O gestor pessoense também abordou os desafios enfrentados durante o processo, incluindo a coleta de dados confiáveis e abrangentes para o inventário do Plano de Ação Climática. Ele ressaltou a necessidade de colaboração com várias instituições e órgãos governamentais para obter informações precisas sobre as emissões da cidade. Além disso, a disponibilidade de dados históricos confiáveis foi um obstáculo que exigiu esforço e dedicação. Cícero enfatizou a importância do envolvimento da comunidade e das empresas locais no processo de planejamento climático.
Plano de Ação Climática – o PAC integra o Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado e Sustentável de João Pessoa (Programa João Pessoa Sustentável) e tem como objetivo reconhecer as necessidades de descarbonização e adaptação climática do município. É voltado para o combate à crise climática ao mesmo tempo em que promove objetivos socioeconômicos, como criação de empregos, inovação e melhoria da qualidade de vida. Além disso, o Plano busca maximizar a adaptação e a resiliência da cidade diante das mudanças climáticas.