Alunos da Rede Municipal embarcam para Salvador para disputar etapa final da OBR 

Alunos da Rede Municipal embarcam para Salvador para disputar etapa final da OBR 

Os alunos das Escolas Municipais Frei Afonso, Chico Xavier e Paulo Freire embarcam na tarde desta quinta-feira (5), por volta das 17h, para disputar a final nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será realizada de 7 a 12 de outubro no Centro de Convenções, em Salvador – BA. Eles vão sair do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. As escolas conquistaram os três primeiros lugares no ‘Nível 1’ da OBR, etapa estadual, realizado em João Pessoa, em agosto.  

Também vão viajar mais 16 equipes da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, que vão disputar a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e a Mostra Nacional de Robótica (MNR). Todo o custo de deslocamento dos alunos e equipe pedagógica, alimentação e hospedagem está sendo custeado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, bem como a manutenção dos mesmos na cidade de realização do evento e o acompanhamento de equipe pedagógica.  

“A rede de ensino foi reestruturada para a formação do corpo profissional para que as aulas sejam mais atraentes, lúdicas e assim o aprendizado possa fluir melhor dentro da filosofia onde o Município cuida do professor, que cuida do aluno. Hoje trabalhamos além das competições, trabalhamos para que haja mudanças na vida dos alunos e os resultados estão aparecendo. Boa sorte para nossos alunos na Bahia”, disse a secretária de Educação, América Castro.  

As demais equipes são da Escola Municipal Índio Piragibe, Escola Municipal Duarte da Silveira, Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), Escola Municipal em Tempo Integral Bilíngue Dom José Maria Pires, e as Escolas Municipais Ativas Integrais Augusto dos Anjos e Oscar de Castro, que tiveram seus artigos aprovados para a MNR e a CBR, modalidade OnStage (dança com robô).  

Segundo o diretor de Formação, Programação e Robótica da Sedec, Elisson Dutra, os estudantes das equipes que vão para a Competição Brasileira de Robótica e Mostra Nacional de Robótica, são alunos que ao longo do ano desenvolveram projetos de robótica educacional em suas respectivas escolas e, orientados pelos seus professores, desenvolveram um artigo científico, enviaram para análise do Comitê Organizador da CBR/MNR, e tiveram sua aprovação para demonstração técnica presencial no evento.  

“Ressalto que em relação a 2022 aumentou em mais de 100% o número de equipes que obtiveram classificação ou tiveram os projetos aprovados para participar do evento na etapa nacional, o que foi possível devido aos investimentos realizados pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação, na área, o que tem permitido alcançar um maior número de alunos, elevando o nível de aprendizagem dos mesmos e proporcionando adquirirem habilidades, que são bastante demandadas para as profissões atuais, e que ainda serão criadas no futuro breve”, explicou o diretor.      

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais