Um grupo de alunos da Escola Municipal Augusto dos Anjos, no bairro do Cristo, viveu uma tarde diferente, nesta segunda-feira (9). Estudantes dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental embarcaram rumo ao Sítio Ponta de Gramame, na Zona Rural do município, para conhecer de perto o trabalho de produtores atendidos pelo programa de fomento ao empreendedorismo rural ‘Eu Posso Semear’, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) de João Pessoa.
A atividade extraclasse foi motivada por uma iniciativa que os alunos passaram a vivenciar na escola neste semestre. Por lá, eles estão dando vida a uma horta, dentro de um projeto intitulado ‘Plantando Saúde’. “Temos 30 estudantes inscritos. Na semana passada, plantamos couve, cebolinha, alface e coentro. Por ser algo diferente, eles estão gostando bastante. E decidimos trazê-los ao campo para que conheçam um pouco mais sobre o trabalho dos agricultores”, explicou a professora Maria José.
No sítio, as crianças puderem conferir de perto como acontece toda a cadeia da agricultura familiar, desde o preparo do solo à colheita. Esse processo era uma grande novidade para a maioria dos alunos. Foi assim para Isadora Heloíse, de 10 anos. Ela começou a fazer experimentos em casa com a mãe, plantando tomate e pimenta. “Mas aqui é tudo maior. Vi plantações de berinjela, alface e coentro pela primeira vez. E gostei bastante. Inclusive, vou querer plantar mais coisas em casa”, disse.
Para o diretor de Agricultura Familiar e Pesca da Sedest, Adriano Vasconcelos, é sempre uma alegria receber estudantes no campo. “É uma oportunidade não apenas de eles conhecerem de onde vem os alimentos, como também de estimularmos o consumo de produtos naturais e valorizarmos o trabalho dos produtores que tiram seu sustento da agricultura familiar, na nossa cidade. Todos saem ganhando com essa experiência”, concluiu.