Cícero Lucena afirma que Centro Integrado da Justiça Social vai aproximar população dos serviços de cidadania

Cícero Lucena afirma que Centro Integrado da Justiça Social vai aproximar população dos serviços de cidadania
[adinserter block="2"]

O prefeito Cícero Lucena disse que o Centro Integrado da Justiça Social (Cijus), inaugurado nesta segunda-feira (30), vai aproximar a população da Capital a mais serviços de cidadania, sobretudo os mais vulneráveis. O equipamento do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB) vai ofertar, em um único ambiente, uma série de serviços sociais em parceria com várias instituições, como a Prefeitura de João Pessoa, que terá uma unidade do Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP).  

“Eu acredito muito na força desse trabalho e vejo, aqui, algo que vai se buscar primeiro a proximidade daqueles que precisam do nosso trabalho e da nossa ação, que precisam do nosso olhar, do nosso esforço, da nossa competência, mas mais do que isso, da nossa vontade de fazer o bem. Desde o primeiro instante que conversamos com o TRT que eu coloquei a Prefeitura à disposição. Com o trabalho de todos os parceiros envolvidos nessa causa, vamos colaborar para termos uma cidade mais justa, mais humana e mais solidária”, disse o prefeito.  

Fundamentado nos princípios dos direitos humanos e da justiça social, o equipamento começa a atender a população na próxima semana, com um trabalho em rede, possibilitando a integração de diferentes serviços. O objetivo é auxiliar as pessoas no encaminhamento de diferentes demandas referentes aos direitos trabalhistas e sociais, desde a reinserção no mercado de trabalho, por meio da oferta de capacitações, além do acolhimento e orientação jurídica, entre outras.  

“Pensamos em fazer uma casa do trabalhador, mas ia ficar restrita ao atendimento da Justiça de Trabalho. Pensamos, em seguida, em ampliar o nome e transformar no Centro Integrado de Justiça Social. E a partir daí fomos buscar parceiros e instituições que pudessem compor esse centro. Todos que procuramos adoraram a ideia, alguns não puderam estar aqui nesse primeiro momento e certamente estarão logo em seguida, se impossível”, afirmou o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), Thiago Oliveira Andrade.  

Além da Prefeitura, outras instituições parceiras terão serviços no Cijus, como o Ministério Público do Trabalho (MPT-PB); Defensoria Pública do Estado; Federação do Comércio de Bens e de Serviços  (Fecomércio) por meio do Senac; Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), por meio do Senai; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PB); Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH).  

“A Prefeitura, inicialmente, chega a esse espaço integrado com o serviço do Sine-JP. Mas estaremos, também, levando aos trabalhadores, e principalmente as pessoas que estão em situação social das mais variadas possibilidades, o acesso ao crédito através do ‘Eu Posso’, programa de crédito com qualificação voltada ao fomento do empreendedorismo”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa (Sedest), Vaulene Rodrigues.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais

[adinserter block="1"]