O Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM) lançou um Manual de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele destinado aos profissionais que lidam diretamente com os pacientes da unidade. O documento foi elaborado na perspectiva do profissional da saúde que presta assistência ao paciente com ferida, promovendo um cuidado seguro, prevenindo danos, complicações e melhorando a qualidade de vida.
Nas abordagens sobre os diversos tipos de lesões localizadas nas estruturas que formam o revestimento externo dos seres vivos, o manual segue os preceitos do código de Deontologia de Enfermagem, com a sistematização da assistência de enfermagem, fundamentos anatômicos, processo cicatricial, parâmetros atuais da terapia tópica, além dos tipos de manejo clínico das feridas: lesão por pressão, úlcera vasculogênica e pé diabético.
“A importância do Manual de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele é para capacitar e treinar os profissionais para uma metodologia e um protocolo assistencial em diversos tipos de lesões, a exemplo da lesão por pressão, doença do pé da pessoa com diabetes, úlceras vasculogênicas, entre outras. Então, o manual fomenta essa assistência e o cuidado especial, gerenciando, avaliando e mostrando uma resolutividade com base no material que utilizamos”, revelou Iraktânia Diniz, diretora assistencial do CHM.
De acordo com Iraktânia, o Manual de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele é voltado a todo profissional de saúde, especificamente ao enfermeiro que cuida de lesões, ao técnico de enfermagem que executa os procedimentos, assim como à equipe médica.