Cerca de 60 crianças e funcionárias do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria de Lourdes Gomes estiveram na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes para assistirem a uma apresentação teatral sobre o ‘Dia do Saci’ que é comemorado nesta terça-feira (31).
A contação da história foi feita pela turma do ‘Zezinho Contação’ que é interpretado por Carlos Souza e Welandro Duarte. “A nossa ideia é valorizar a nossa cultura. Temos muitas lendas no nosso folclore brasileiro como a Mula sem cabeça, Curupira. E o Saci, por ser um dos personagens mais emblemáticos, mais importante, ele teve o seu próprio dia e não poderíamos deixar passar despercebido”, disse Carlos Souza.
Com o tema de apresentação ‘Acho que vi um Saci’ as crianças expressavam alegria, sorriam e também ficavam com os olhos atentos a cada detalhe da história. Elas ainda puderam interagir e participar da contação, como foi o caso do Samuel Silvério, 5 anos. “Eu gosto da história do Saci porque ele pula de uma perna só. E eu consegui pegar o Saci. Joguei uma peneira em cima dele, depois coloquei dentro de uma garrafa e fechei”, falou Samuel.
A lenda do Saci-Pererê já vinha sendo trabalhada pelas professoras na unidade de ensino desde o mês de agosto quando é celebrado o Dia do Folclore.
“Engraçado perceber, e isso eles relataram para a gente em sala de aula, que o que mais gostaram da história é porque ele se escondia atrás das árvores, era uma criança travessa e saltitava em uma perna só. Eles estavam tão ansiosos por este momento de hoje”, disse a professora Ivonete Dionízia da Costa.