A bordo do caverão da notícia com o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso

[adinserter block="2"]

Pergunto a ele sobre educação de como nos portar com os lixos produzidos por nós, ou algo que não nos interessa mais. Ricardo, além de advogado e administrador de empresa, é um excelente professor, no quesito da matéria de dejetos, ele nos dá uma aula quando responde a minha pergunta.
Se ao colocar lixo em calçadas ou ruas, se posso estar causando um acidente, com veículos ou pessoas que possam estar trafegando no local ?

Ele nos responde que nesse momento fiz uma pergunta a ele de grande importância, ele usa como exemplo o serviço de pape entulha, que tem que se ter o critério pra colocar um contêiner desse, pra esse tipo de depósito, ele não pode estar no meio da rua, tem que estar em um local um pouco afastado, onde as pessoas avistem.
Quando eu vejo uma pessoa sair da calçada para ir para faixa de rolamento, estarei também provocando acidente.
Essa é uma questão importante e foi importuna a sua colocação, disse o superintendente.

Ele também nos fala sobre os sacos de lixo, que tem um cronograma que está no site da Emlur, que lá você consegue descobrir o dia e a hora da sua coleta.
Ricardo ainda diz que a nossa observação foi muito importante para que as pessoas só coloquem o lixo para fora, um pouco antes de passar o caminhão, ele diz que com isso, impedirá que o lixo se espalhe com a força do vento ou de algum animal que esteja pela rua, podendo assim espalhar os dejetos pelo local.

Comento com o superintendente que ao longo do meu tempo de existência e profissão, já que ando muito, percebo que algumas pessoas, assim como eu, muitas vezes temos a mal educação de largar algum dejeto nas ruas, e que aí eles correm para alguma boca de lobo, e pergunto pra onde é direcionado.

Com muita sabedoria Ricardo nos responde que tem muitos alagamentos durante, grandes chuvas, ele diz que é super importante essa retórica nossa de sempre estarmos falando da importância do correto descarte, porque um simples papel, que jogamos em local desapropriado, ele vai parar em um tal sistema de drenagem, enquanto não temos chuvas, não temos a percepção da importância dessa conduta e aí vem a verdadeira catástrofe.

Em João Pessoa temos uma preocupação muito grande, para que situações como essas, sejam amenizadas ou não veiam a ocorrer. Durante o ano, junto com a defesa civil, sempre é feito uma verdadeira operação de monitoramento e limpeza das calhas que cruzam os nossos rios, e também do nossos córregos que cruzam a cidade. Quando fazemos esse tipo de operação em conjunto, percebemos a necessidade de dar uma guinada, para preservarmos o bem estar e salva vidas, nessa estação chuvosa, afastando o alagamento da nossa cidade, como por exemplo, em um dos programas que é desenvolvido pela SEMAN, de forma conjunta fazemos uma limpeza de parte de um dos nossos rios, e pasmem emerson, tiramos aí algo em torno de 8t de resíduos em um final de semana, sendo esses resíduos, geladeiras, fogões, sofás, plásticos, cadeiras, garrafas, tudo que você possa imaginar, atirado de forma intencional.

Ele nos fala de um serviço importante feito pela companhia da superintendência Emlur que é um porta treco, cujo o cidadão pessoense pode fazer o seu agendamento prévio, independente da sua localidade, que a equipe comparecerá até o local, para de forma responsável fazer o descarte, e assim conduzir para o local, onde não iremos trazer danos ao meio ambiente, e nem importunação a quem quer que seja, e o melhor de tudo isso, é que você que precise não pagará nada por esse serviço.

Depois dessa verdadeira aula no dia de hoje, dada por esse estimável servidor, gostaríamos de dizer ao nossos leitores e seguidores de todas nossas redes sociais que ainda teremos muito a falar sobre essa matéria, que parece infinita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais

[adinserter block="1"]