TSE aprova envio de Força Federal para garantir segurança no 1º turno das Eleições Municipais de 2024 em Cabedelo, Bayeux e Queimadas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão realizada nesta terça-feira (24), aprovou por unanimidade o envio de Força Federal para assegurar a segurança durante o 1º turno das Eleições Municipais de 2024 em três cidades da Paraíba: Cabedelo, Bayeux e Queimadas. A medida visa garantir o andamento tranquilo da votação e apuração dos votos.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, destacou que o envio da Força Federal é um procedimento comum em diversos estados do país. “Este é um procedimento normal em todas as eleições nos estados onde os governadores comunicam aos tribunais regionais eleitorais a necessidade de apoio das forças federais para garantir a segurança do processo eleitoral”, afirmou a ministra.

Ela explicou que os pedidos encaminhados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) são analisados pelas Forças Armadas, que desenvolvem um planejamento estratégico para a atuação das tropas. “Levamos esses números apresentados pelos TREs às Forças Armadas, que então elaboraram um plano, já em andamento, mas que necessita de homologação. Estou trazendo esses 53 processos para a formalização final”, completou Cármen Lúcia.

Após a aprovação pelo TSE, os pedidos são enviados ao Ministério da Defesa, que coordena o planejamento e a execução das ações das Forças Armadas. O apoio da Força Federal em áreas consideradas mais sensíveis durante o período eleitoral é fundamental para garantir a segurança de eleitores, candidatos e membros das seções eleitorais, além de assegurar a lisura e tranquilidade do processo de votação e apuração.

O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 está previsto para ocorrer no dia 6 de outubro, e a presença das Forças Federais em cidades como Cabedelo, Bayeux e Queimadas reflete a preocupação com possíveis incidentes que possam prejudicar o andamento normal do pleito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais

[adinserter block="1"]