O candidato do Republicano, Donald Trump, foi eleito presidente dos Estados Unidos mais uma vez, de acordo com as projeções da mídia norte-americana. O ex-presidente disputou o pleito com a atual vice-presidente e candidata democrata, Kamala Harris.
Ainda antes de atingir os 270 delegados, marca necessária para ser eleito no país, Trump discursou em tom de vitória e disse que o próximo governo dos Estados Unidos será “a era de ouro da América”.
Continua Depois da Publicidade
Segundo os dados de apuração publicados pela Associated Press até as 7h30, o republicano obteve 277 delegados, enquanto Kamala obteve 224. São necessários 270 dos 538 delegados para vencer o pleito no Colégio Eleitoral.
Além dos votos dos delegados, o ex-presdidente também liderava o voto popular. Donald Trump governou o país norte-americano entre 2017 e 2021. O novo presidente toma posse no dia 20 de janeiro.
Lula parabeniza Donald Trump
O presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou Donald Trump pela vitória na disputa presidencial nos Estados Unidos. Em mensagem publicada nas redes sociais, na manhã desta quarta-feira (6), Lula ressaltou que a escolha do povo deve ser respeitada e ressaltou que o munda necessita de diálogo e trabalho conjunto para ter paz e desenvolvimento.
Confira a mensagem
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu o presidente.