Equipes de delegados, investigadores e escrivães da Polícia Civil da Paraíba estão em Recife (PE) participando de um curso realizado pelo Ministério da Justiça, onde está sendo elaborada a Pesquisa-Diagnóstico e Revisão da Matriz Curricular Nacional para a formação dos cargos mencionados, nas academias de Polícia Civil em todo o país.
O curso teve início na segunda-feira, 07 de julho, e se encerra nesta sexta-feira, 11. A pesquisa está sendo realizada na Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), com a participação de policiais civis da Paraíba e daquele estado, além de profissionais da Universidade de Brasília.
O objetivo do trabalho é fazer uma análise profissiográfica com mapeamento de competências, habilidades, atribuições e atitudes inerentes aos cargos de delegados, investigadores e escrivães das polícias civis nos estados. A partir desse trabalho, será elaborado um diagnóstico com equipes de outros estados.
“É um projeto de nível nacional, mas que considera as regionalidades na análise desses conteúdos para, futuramente, elaborar uma matriz curricular nacional aplicada à formação das polícias civis nos estados”, explicou o delegado Pedro Ivo, diretor de Ensino da Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol).
A conclusão dos trabalhos deverá apontar um parâmetro profissional necessário às polícias civis no Brasil, diante dos desafios enfrentados com o novo perfil do crime contemporâneo no país e mundo.
Polícia Civil da Paraíba
Delegacia-Geral
Assessoria de Comunicação
11.07.2025
Investigar e Proteger
@pcparaiba