O presidente da Câmara dos Deputados e líder do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta, criticou a decisão do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), de romper com a base governista para disputar as eleições de 2026 com apoio da oposição.
Em entrevista à imprensa de Mamanguape, neste sábado (25), onde cumpria agenda política, Hugo afirmou que Cícero precisará explicar à população a mudança de posicionamento e de discurso, já que até recentemente defendia o projeto político liderado pelo governador João Azevêdo (PSB).
“Acredito que a única coisa que a Paraíba vai perguntar é por que Cícero fez esse movimento de se alinhar a quem, há menos de um ano, estava no palanque contra ele na sua reeleição. Todos nós que estivemos em seu palanque — o governador João Azevêdo, o Republicanos e o Progressistas — ficamos sem entender essa mudança, que fala muito mais do desejo pessoal do prefeito de disputar o governo do que de um projeto que ele defendia até pouco tempo atrás”, disse.
Hugo Motta ressaltou que o Republicanos mantém a coerência de permanecer no projeto político que vem sustentando desde 2018, destacando o apoio dado nas eleições de 2018 e 2022, além da atuação na Assembleia Legislativa para garantir a governabilidade da gestão de João Azevêdo.
Cargos na Prefeitura de João Pessoa
O parlamentar também defendeu um tempo de transição para que os integrantes do Republicanos deixem os cargos que ocupam na gestão municipal, lembrando que o rompimento de Cícero com o governo é recente e que o processo deve ocorrer de forma responsável.
“É preciso respeitar os vereadores, lideranças e companheiros que hoje têm funções na prefeitura. Esse tempo de transição é importante. Mas o partido já tomou a decisão: vamos seguir o projeto de João Azevêdo, Lucas Ribeiro e Nabor Wanderley”, enfatizou.
Motta reforçou ainda que, com a candidatura de João Azevêdo ao Senado, o vice-governador Lucas Ribeiro é quem assumirá o comando do Estado, assegurando a continuidade das políticas públicas construídas pelo atual governo.



