Com formato de dinossauro e uma proposta interativa que mistura tecnologia, games e ciência, o “standsauro” da Secties foi um dos destaques do primeiro dia do Imagineland 2025, realizado nessa sexta-feira (24), no Centro de Convenções de Campina Grande. O espaço criado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties) apresentou ao público uma experiência imersiva sobre o Complexo Científico do Sertão e o Circuito Game Dev Quest, dois projetos que simbolizam o avanço da inovação no Estado.
O governador em exercício da Paraíba, Lucas Ribeiro, destacou a relevância do estande e o papel das ações do Governo do Estado em aproximar ciência, cultura e sustentabilidade. “O estande da Secties está belíssimo, com uma experiência marcante, que mostra e fortalece a nossa cultura, a nossa Paraíba, o Vale dos Dinossauros. Com certeza, serão dias de muita movimentação aqui durante o evento, e a gente fica feliz porque, além da educação ambiental que estamos trazendo, também estamos trazendo ciência, tecnologia, unindo tudo para fomentar uma sociedade que cuida daquilo que é nosso, um patrimônio da Paraíba, um valor das nossas aulas. Portanto, um espaço belíssimo e que combina muito com esse grande evento, que é o Imagineland”, afirmou.
O estande leva os visitantes a uma jornada gamificada, com desafios e atividades inspiradas em iniciativas científicas e tecnológicas desenvolvidas na Paraíba. Durante o percurso, o público presente neste primeiro dia do Imagineland pôde conhecer mais sobre o Radiotelescópio Bingo, a Cidade da Astronomia, o Monumento Natural Vale dos Dinossauros e o Museu de Arqueologia da Paraíba, espaços que integram o Complexo Científico do Sertão e fortalecem a popularização da ciência e o desenvolvimento regional.
De acordo com o secretário executivo de Inovação da Secties, André Ribeiro, o “standsauro” sintetiza o papel da ciência como motor de desenvolvimento e inspiração para os jovens. “O estande da Secties trouxe experiências como o Game Dev Quest, com jogos financiados pelo Estado e oportunidades de comercialização, e o Complexo Científico do Sertão, incluindo o Radiotelescópio Bingo, a Cidade da Astronomia, o Vale dos Dinossauros e o Museu de Arqueologia. Esses projetos mostram como a região recebe investimentos em ciência e desenvolvimento econômico. A participação do poder público é fundamental para gerar emprego, renda e abrir oportunidades para os jovens se projetarem para o mundo”, afirmou.
A gestora de projetos da Secties, Elis Regina Barreto, destacou que o objetivo da secretaria é apresentar as políticas públicas de ciência e tecnologia de forma acessível e atrativa para o público jovem. “Todos os anos, a participação da secretaria no Imagineland busca apresentar os nossos projetos e as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação de um jeito interativo, para atrair adolescentes, jovens e crianças. Neste ano, com o standsauro, mostramos o Complexo Científico do Sertão, uma grande obra que inclui o Radiotelescópio Bingo e impulsiona o desenvolvimento científico e tecnológico no interior do Estado. Também estamos apresentando o Game Dev Quest, um projeto inédito na Paraíba que transforma a paixão pelos games em oportunidade de negócio, incentivando estudantes e criadores a desenvolverem startups a partir de suas ideias de jogos”, explicou.
Idealizador do Imagineland, JP Sette destacou a importância da parceria com o Governo da Paraíba para tornar o evento mais acessível e formativo, especialmente para estudantes da rede pública. “Um evento como esse é difícil de acontecer e precisa do apoio do poder público para ser viabilizado. […] A Secretaria de Tecnologia está sendo superparceira, montando o espaço do Game Dev Quest, que é um projeto incrível e inovador aqui na Paraíba. O esforço da equipe em trazer algo diferente para os alunos é notável, com programação, premiações e experiências inéditas. É uma parceria que realmente desenvolve o setor e integra cultura, ciência e inovação”, comentou.
Entre os visitantes, o estudante Leandro Tavares, de 18 anos, destacou a experiência tecnológica e educativa proporcionada pelo espaço. “O que mais gostei foi a parte de realidade aumentada, porque acho muito tecnológica e diferente. Também achei incrível o vídeo que faz uma viagem ao passado, mostrando a história dos dinossauros e da Paraíba. Foi muito interessante conhecer mais sobre o Complexo Científico do Sertão e ver o que está sendo feito lá. Eu já tinha curiosidade e fiquei ainda mais animado para visitar pessoalmente”, contou.
O espaço também recebeu a rádio Parahyba FM, que montou um estúdio para transmissão da rádio ao vivo direto da terra da imaginação, transmitindo entrevistas e conversas sobre educação, tecnologia e o papel da ciência na formação das novas gerações.
Dentro da programação do “standsauro”, acontece ainda a Arena Game Dev Quest, com exposição de jogos, painéis, mesas-redondas e a competição final do circuito, chamada O Covil dos Dragões. A disputa, que ocorre neste sábado (25) e domingo (26), reúne os cinco estúdios finalistas para apresentar seus jogos e modelos de negócio a investidores e mentores convidados.
A programação do Imagineland 2025 segue até este domingo (26), com a continuidade das ações da Secties e atividades abertas ao público, que unem entretenimento, criatividade e o potencial transformador da ciência.




