Cícero Lucena destaca João Pessoa como referência nacional em tecnologia e inovação durante abertura da 22ª SNCT

Max Oliveira

A tecnologia está cada vez mais presente na vida da população de João Pessoa e na gestão municipal — desde a emissão de documentos e o funcionamento das escolas até a infraestrutura urbana. Nesta quinta-feira (30), durante a abertura da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o prefeito Cícero Lucena reafirmou o compromisso de elevar o nível da qualidade de vida na cidade por meio da inovação.

O evento, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tendo a Prefeitura de João Pessoa como parceira e organizadora, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), acontece no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, e segue até o próximo sábado (1º). “Acreditamos que a educação, a tecnologia e a inovação são ferramentas essenciais para alcançar esse objetivo de forma eficiente e com resultados superiores”, destacou Cícero, durante visita aos estandes da feira.

Segundo o prefeito, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade de mostrar o quanto João Pessoa avança na aplicação de ferramentas tecnológicas voltadas à gestão e à formação de novos talentos. “Esta feira demonstra o progresso da rede municipal e oferece uma plataforma para identificar talentos, como os relacionados aos jogos eletrônicos. Estamos engajados em estimular, incentivar e, se necessário, profissionalizar esses talentos. Expressamos nossa satisfação e parabenizamos a Secitec, a Inovatec e todos os envolvidos neste projeto”, enfatizou o gestor, que também participou de um podcast realizado dentro do evento, debatendo os avanços e desafios da tecnologia na gestão pública.

O evento, com entrada gratuita, reúne ciência, inovação, sustentabilidade e cultura pop. O público tem a oportunidade de circular por diversos ambientes, desde o espaço Meta-verso — com competições de jogos virtuais — até áreas voltadas ao conhecimento, empreendedorismo e educação. A feira conta com a parceria de universidades, escolas, startups e instituições de pesquisa.

O vice-prefeito Leo Bezerra também destacou o impacto das soluções digitais implantadas na administração municipal. “A Prefeitura de João Pessoa implementou o projeto ‘Papel Zero’. Atualmente, não utilizamos mais papel, pois contamos com o sistema 1DOC. Além disso, o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ aproxima a gestão da população e das empresas que prestam serviços ao município. Essas ferramentas mostram a modernização da nossa administração”, ressaltou.

Exposições e competições – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi organizada em dois ambientes distintos. O primeiro é voltado ao público gamer, com competições de League of Legends e Counter-Strike, totalizando R$ 100 mil em prêmios, além de jogos gratuitos disponíveis em plataformas como PlayStation e Xbox. No mesmo espaço, ocorre um hackathon com premiação de R$ 20 mil, incentivando a criação de soluções tecnológicas inovadoras.

O segundo ambiente é dedicado à exposição de projetos tecnológicos, como as luminárias inteligentes e câmeras implementadas na cidade. Também são apresentados trabalhos desenvolvidos em parceria com instituições de ensino como o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Unipê e Famene, além de iniciativas conjuntas da empresa Inovatec com a Prefeitura de João Pessoa.

Smart City – O diretor da Inovatec, Edvaldo Vasconcelos, destacou o protagonismo da capital paraibana no cenário nacional de inovação. “João Pessoa já se encontra em um nível avançado de desenvolvimento tecnológico. Hoje é reconhecida como uma das cidades mais inovadoras do país, com projetos premiados e resultados concretos em diversas áreas. A atuação da Inovatec, em parceria com a Prefeitura, tem sido fundamental para promover transparência, otimizar recursos e ampliar a segurança. O projeto João Pessoa Smart City é o segundo do Brasil em sua categoria e o primeiro a integrar todas as funcionalidades em um único pacote. João Pessoa lidera o Norte e Nordeste e se consolida como um modelo de cidade inteligente no país”, afirmou.

Fotos: Sérgio Lucena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais

[adinserter block="1"]