Carlos César Muniz
A Secretaria de Planejamento do Município (Seplan) vai disponibilizar, a partir desta segunda-feira (3), atendimento online, para tirar dúvidas em processos de alvarás de construção, demolição e reforma, Habite-se, Pré-análises, emissão de certidões, entre outros serviços.
Os esclarecimentos serão feitos através do João Pessoa na Palma da Mão. Um passo a passo disponibilizado (abaixo) aos usuários explica, de forma simples e didática, como utilizar o aplicativo para enviar as dúvidas sem precisar se deslocar os setores da Secretaria de Planejamento, no Centro Administrativo Municipal (CAM).
De acordo com o secretário de Planejamento, Ayrton Falcão, os usuários poderão tirar suas dúvidas utilizando-se tanto do atendimento online quanto presencial durante os meses de novembro e dezembro, tempo em que receberão orientações sobre como melhor utilizar a ferramenta digital.
Depois disso, a partir de 2 de janeiro de 2026, esclarecimentos processuais passam a ser feitos exclusivamente online, ficando o atendimento presencial, reservado mediante agendamento, para atender as situações em que não foi possível resolver de forma virtual.
O secretário explicou que a iniciativa beneficiará diretamente usuários desses serviços, sejam pessoas físicas ou jurídicas, com mais agilidade, conforto, além de economia de tempo e dinheiro porque reduzirá deslocamentos às unidades da Seplan.
“Nosso objetivo é oferecer aos usuários esse período de dois meses de transição com o atendimento híbrido (presencial e online), de modo a dar tempo as pessoas e as empresas compreenderem que serviços online não significam apenas mais agilidade processual. Na verdade, evitam desperdícios com deslocamentos desnecessários, e resultam em praticidade e maior resolutividade”, observa, por sua vez, Israel Cavalcanti, secretário executivo de Planejamento.
Servidores das unidades da Seplan que lidam diretamente com atendimento ao público já passaram por treinamento para responder de forma online, com toda atenção e agilidade, às demandas por esses serviços. Fizeram a capacitação representantes dos setores e unidades de Geoprocessamento, Cartografia e Cadastro, de Licenciamento Urbano e Econômico, e de Fiscalização.





