Governo da Paraíba entrega Balcão Paraíba Digital e agiliza acesso aos serviços digitais

O Governo da Paraíba entregou, nesta segunda-feira (3), o 1º Balcão Paraíba Digital. A unidade funciona na Casa da Cidadania do Shopping Tambiá, em João Pessoa. O novo espaço de atendimento presencial é voltado a auxiliar os cidadãos no acesso digital a cerca de 730 serviços do Governo do Estado e do Governo Federal.

A iniciativa é da Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital (SEMTD), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), através das Casas da Cidadanias, atendendo aos critérios do Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, destacou que a população enfrenta dificuldade em equacionar o tempo para ir aos órgãos do Governo em busca de serviços. “O Governo entendeu ser necessário unificar os cerca de 732 serviços em uma plataforma digital para que o cidadão possa ter acesso através dos equipamentos na Casa da Cidadania, mas também na própria casa. Por meio do Balcão Paraíba Digital é possível acessar serviços como a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, Programa Sociais, Cartão de Alimentação. As mulheres vítimas de violência também conseguirão denunciar através do Paraíba Digital”, afirmou Pollyanna.

A secretária de Modernização e Transformação Digital, Jaqueline Gusmão, ressaltou o objetivo do novo serviço. “A intenção do Balcão de Atendimento aos Cidadãos é fazer um letramento digital, que é um dos conceitos de um governo digital completo. Ou seja, fazer com que o cidadão, aqueles que ainda têm alguma dificuldade em acessar as plataformas de serviços, estejam seguros e aprendam a utilizar os meios digitais”, observou a secretária.

O Balcão Paraíba Digital chega com pontos de apoio direto ao cidadão, com o objetivo de promover a inclusão digital e social, oferecer orientação presencial humanizada e facilitar o acesso aos serviços digitais.

O público-alvo inclui cidadãos que precisam acessar serviços oferecidos pelo Governo da Paraíba ou que necessitam de apoio com o Gov.br, especialmente idosos, pessoas sem acesso à internet e com baixa alfabetização digital.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com dois atendentes por turno. Durante o atendimento, os cidadãos podem obter orientação sobre o uso do Portal do Governo Digital da Paraíba, criar ou recuperar contas Gov.br e solicitar diversos serviços estaduais disponíveis on-line, no Portal Paraíba Digital (https://paraibadigital.pb.gov.br).

O lançamento do projeto marca o início da expansão do modelo para outras Casas da Cidadania em diferentes municípios paraibanos, fortalecendo a presença do Governo Digital em todo o Estado.

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