A Livraria A União e a Editora Boitempo realizam, nesta segunda-feira (17), às 19h, debate e lançamento do livro “Automação e o Futuro do Trabalho”, do aclamado economista e historiador Aaron Benanav. O evento será na Biblioteca Juarez da Gama Batista, no Espaço Cultural, em Tambauzinho, João Pessoa. Além da presença do autor, a mesa vai contar com a participação da professora Mariana Roncato e de Roberto Verás, doutor em Sociologia.
Na obra, Benanav argumenta que não estamos à beira de um “apocalipse” causado pela automação. O cerne do problema reside na estagnação secular da economia global e na geração de um superávit crônico de mão de obra. Seu trabalho desconstrói o pânico tecnológico e reposiciona o debate no terreno da economia política, mostrando que a precarização e o subemprego são resultados de escolhas estruturais, e não uma inevitabilidade tecnológica.
Aaron Benanav é pesquisador e doutor em História pela UCLA, universidade californiana. Seus artigos são publicados em veículos de renome internacional como The Guardian, Jacobin e New Left Review, consolidando-o como uma das vozes mais originais e críticas da nova geração de economistas políticos.
Mariana Roncato é doutora em Sociologia, professora e pesquisadora cujo trabalho dialoga diretamente com os impactos sociais das transformações no mundo do trabalho. E Roberto Verás, professor da UFPB, possui vasta experiência em sociologia do trabalho, economia solidária e as reconfigurações da classe trabalhadora. A mediação, que garantirá o aprofundamento das questões centrais, ficará a cargo do professor doutor Maurício Rombaldi.





