Max Oliveira
“Passamos por um processo delicado, havia muita umidade, infiltrações e o teto chegou a desabar”. O relato é de Vaneska Chaves, gerente da Unidade de Saúde da Família (USF) Penha. Nesta sexta-feira (28), no entanto, o equipamento foi entregue pelo prefeito Cícero Lucena completamente requalificado, com infraestrutura completa, ambientes climatizados e serviços informatizados. Com esse já são 84 prédios públicos da saúde recuperados pela gestão municipal desde 2021.
Durante a solenidade de entrega, Cícero Lucena disse que já foram investidos mais de R$ 51 milhões para a manutenção de Unidades de Saúde da Família e policlínicas, na meta de recuperar toda a Rede de Atenção Básica de Saúde da Capital, que conta com 97 equipamentos. “Essa ação demonstra nossa determinação e compromisso em oferecer um serviço público de qualidade, bem estruturado, valorizando os servidores e compreendendo que nosso objetivo primordial é o cuidado com a população, agindo com competência e, acima de tudo, de forma humanizada”, iniciou o prefeito.
Assistência na Romaria da Penha – A entrega da USF nesta sexta-feira, na véspera da Romaria da Penha, segundo o prefeito, visa garantir atendimento 24 horas para os romeiros que precisarem de cuidados básicos. “Para atender às necessidades dos romeiros que chegarão na madrugada de domingo, nas proximidades da Igreja da Penha. Sou grato a Deus por essa oportunidade e peço que continue nos concedendo saúde, sabedoria e a persistência necessária para mantermos nossa dedicação em prol do bem-estar da nossa cidade”, afirmou o prefeito, durante solenidade ao lado do vice-prefeito Leo Bezerra.
Avanço – O secretário Municipal de Saúde, Luís Ferreira, detalhou o projeto que integra um plano abrangente de reestruturação, que engloba tanto a infraestrutura física quanto a gestão. “Diante de uma rede de edifícios em condições precárias, o prefeito Cícero estabeleceu a meta de reformar integralmente essa estrutura. Atualmente, com 84 edifícios reformados de um total de 97, estamos próximos de concluir este projeto e proporcionar à população de João Pessoa um sistema de saúde de excelência. A unidade em questão segue o mesmo padrão de qualidade das demais, independentemente da localização, seja em áreas centrais ou periféricas”, explicou.
Intervenções e atendimento – A reforma padrão da USP da Penha inclui a substituição de telhados, impermeabilização, revestimento cerâmico, climatização, informatização com acesso à internet, computadores e tablets, além da aquisição de equipamentos médico-hospitalares. Todas as salas possuem ar condicionado, e foi adquirido mobiliário novo. Agora, essa estrutura estará mais adequada para o atendimento médico, de enfermagem, vacinação, testes rápidos e coleta de exames. Além dos serviços de fisioterapia, psicologia, serviço social e nutrição.
Novo tempo – A gerente da unidade, Vaneska Chaves, comemorou todas intervenções e projetou melhores condições de atendimento para os usuários da região. “A maioria dos nossos usuários reside em Jacarapé, e considerando a dificuldade de locomoção, foi solicitada a abertura de um posto de coleta aqui. Felizmente, fomos atendidos. Além dos moradores aqui da Penha, todos que precisarem vão receber um atendimento com conforto, qualidade e humanizado”, celebrou.
Fotos: Quel Valentim













