Doação de múltiplos órgãos transforma seis vidas e reforça importância da solidariedade

A Central Estadual de Transplantes, unidade de alta complexidade do Governo da Paraíba, registrou, nessa terça-feira (9), a segunda doação de múltiplos órgãos em menos de 24 horas. A ação ocorreu no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, onde um homem de 20 anos, vítima de um trauma crânio encefálico (TCE) foi o doador de seis órgãos: coração, fígado, os dois rins e as córneas.

A doação só foi possível após a confirmação da morte encefálica, diagnosticada sob rigoroso protocolo de exames clínicos e de imagem, e também pela autorização da família. Esta é a 17ª doação realizada na unidade, com a condução das equipes de humanização da Central de Transplantes da Paraíba. Juntos, o Hospital de Trauma de Campina Grande e o Trauma de João Pessoa integram as duas maiores unidades doadoras de órgãos do estado, somando juntas 33 doações neste ano.

A sensibilização das famílias doadoras por parte dos profissionais envolvidos no processo tem se destacado como um dos fatores determinantes na decisão positiva dos familiares. De acordo com a diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, esse é o 16º coração doado em 2025.

“A gente chega ao número de 16 corações doados em 2025 e 44 doações de múltiplos órgãos registradas. As doações de coração já superam em 33% os números do ano passado. Mas nós não celebramos aqui só os números, nós celebramos as vidas que puderam ser salvas e transformadas com o ‘sim’ de todas as famílias doadoras,” destacou.

Em 2025, a Paraíba já registrou 229 transplantes, dos quais 180 foram de córneas, 11 de coração, oito de rins, 27 de fígado e quatro de medula óssea. Ainda aguardam na lista de espera, 815 pessoas, sendo 590 para córneas, 195 para rins, 28 para fígado e duas para coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais

[adinserter block="1"]