O professor Solon Bevilacqua, da Universidade Federal de Goiás (UFG), esteve na Paraíba nessa terça-feira, 09 de dezembro, para ministrar uma palestra na Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol), em João Pessoa. Ele é especialista nas áreas de Ciência e Tecnologia, além de Doutorando em Psicologia pela PUC de Goiás.
Durante sua explanação, Solon enfatizou a necessidade de os órgãos de segurança pública no Brasil investirem mais no caráter científico da investigação criminal enquanto estratégia eficaz no enfrentamento às organizações criminosas.
“Muito mais importante do que investimento em tecnologia, investimento em hardware, investimento em software, é vocês investirem na condição de pesquisa, na formação de pesquisadores, do policial investigador. Nós precisamos tomar decisões ancoradas em dados, e não em achismos”, disse Solon.
O ciclo de palestras com especialistas em diversas áreas do conhecimento faz parte da programação da Acadepol na formação da terceira turma de alunos do concurso público 2021 da PCPB. A diretora-geral da Academia, Maísa Félix, informou que os ensinamentos de Bevilacqua estão em perfeita sincronia com as diretrizes da Delegacia-Geral da Polícia Civil paraibana.
“Quanto mais técnicos e pautados pela Ciência forem nossos policiais, mais forte será a segurança pública no combate ao crime. A sociedade avança a cada dia, e com ela as exigências da justiça criminal pela apresentação de provas robustas, incontestáveis. É exatamente nisso que a Policia Civil da Paraíba aposta”, declarou.
Experiência Acadêmica
Solon Bevilacqua tem Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialização em Engenharia de Produção também pela UFRGS, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Doutorado em Psicologia pela PUC Goiás.
Polícia Civil da Paraíba
Delegacia-Geral
Assessoria de Comunicação
11.12.2025
Investigar e Proteger
@pcparaiba









