Megaestrutura do 41° Salão do Artesanato Paraibano está quase pronta na orla de João Pessoa

A megaestrutura do 41° Salão do Artesanato Paraibano, que será realizado de 9 de janeiro a 1° de fevereiro na orla marítima de João Pessoa, já está quase pronta. Ao todo, 600 expositores vão participar do evento, que tem como tema “Mosaico. Arte em cada parte”, e deve receber um público estimado em 120 mil pessoas — a expectativa é que sejam comercializados R$ 4,5 milhões, entre vendas e encomendas.

O Salão do Artesanato Paraibano é realizado em duas edições: em janeiro, na Orla da Capital; e em junho, em Campina Grande, durante o Maior São João do Mundo. Em ambos os períodos, registra-se grande fluxo de turistas. Por isso, o evento é sempre promissor para os artesãos quando o assunto é geração de renda.

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, convidou a população a prestigiar a 41ª edição do Salão do Artesanato Paraibano. “Está chegando a hora de, mais uma vez, a gente prestigiar o talento do nosso povo, as nossas raízes. O Salão do Artesanato, além de gerar renda, é um evento em que as famílias se encontram e compartilham momentos felizes. E, neste ano, está ainda mais interessante, com as oficinas criativas que foram dadas aos nossos artesãos e artesãs, o que vai fazer desta edição a mais inovadora da história dos Salões”, disse.

A capacitação é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP)/Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), em parceria com o Sebrae-PB, com o objetivo de fazer do 41° Salão do Artesanato um dos mais inovadores da história, abrindo ainda mais janelas de oportunidades para os expositores do evento.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, também destacou o caráter inovador do evento em sua 41ª edição. “Estamos preparando tudo com muito cuidado e carinho. Esse Salão será a maior vitrine de inovação da nossa gestão, já que muitos dos grupos passaram por capacitações e intervenções de design. O visitante será mais uma vez surpreendido com produtos diferenciados. O mercado cada vez mais competitivo exige que nossos artesãos estejam sempre atualizando o portfolio de suas peças”, completou.

“Além de reafirmar nossa identidade cultural, o Salão do Artesanato Paraibano é a grande oportunidade de geração de renda, melhorando a vida de centenas de famílias que vivem do segmento no nosso estado. As capacitações que fizemos, em parceria com o Sebrae, ao longo do ano, vão deixar o evento ainda mais interessante, principalmente para o visitante de todas as edições, que ansiava por novidades”, observou a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas.

“Mais uma vez, o Sebrae Paraíba cumpre com seu papel de fomentar o setor artesanal do nosso estado em um evento que já está consolidado no calendário turístico do verão da nossa Capital João Pessoa. É uma satisfação muito grande sermos parceiros de um evento que fomenta o empreendedorismo”, emendou Luciano Holanda, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-PB.

Expectativa — A cada edição do Salão do Artesanato Paraibano, a expectativa dos artesãos se renova. As boas vendas são um desejo em comum, mas também o de mostrar todo o talento, renovar o contato com o público.

A artesã Maria Helena Pereira está num ritmo de produção intenso — para isso, conta com o apoio da mãe, do pai e das irmãs. “A partir de outubro, a gente intensificou a produção. Quando eu comecei no bordado, era eu e minha irmã. Hoje, se juntaram a minha outra irmã, meus pais e uma amiga. As expectativas são as melhores, porque a gente observa que João Pessoa está — como se diz — na moda. Então, se há muita gente circulando, a expectativa é que a gente também venda muito”, externou.

Cristiane Galdino está entre os artesãos mosaicistas homenageados no Salão do Artesanato. “A minha expectativa é muito grande, porque essa homenagem vai dar visibilidade ainda mais ao mosaico, essa arte milenar. Como tenho dito, é a grande oportunidade de a população entender a grandeza do mosaico, o quanto ele se perpetua no espaço e no tempo”, comentou.

Além de Cristiane, serão ainda homenageados Tereza Cristina, Antônio Jacob, Therezinha Cattena, Wallace Verçosa (Wally), Maria Lúcia (Marilu), Hosana Batista, Francisca Ramalho Diniz, Andréa Cahino e Luís Carlos Pereira Damasceno.

O Salão do Artesanato será aberto ao público no dia 9 de janeiro, numa megaestrutura no estacionamento do Hotel Tambaú. O evento será das 16h às 22h, todos os dias da semana.

” O Salão esse ano teve um acréscimo de área. Serão 6.000m² de área coberta, inseridos num terreno de 10.000 m². Teremos Hall de entrada, homenageando o mosaico, 2.500 m² de estandes para artesãos, além de áreas para gastronomia na grande praça de alimentação, que também foi ampliada, estande das cachaças da Paraíba, estandes institucionais, sanitários, depósitos e coordenação”, adiantou Gustavo Vaz, arquiteto responsável pelo projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais

[adinserter block="1"]