O programa Espaço Cultural desta quinta-feira (15) vai tocar canções do compositor paraibano Luiz Ramalho. Ele foi anunciado, esta semana, como homenageado do IX Festival de Música da Paraíba. Com transmissão pela Rádio Tabajara FM (105,5), das 22h à meia-noite, a edição e apresentação do programa da Funesc são do jornalista e radialista Jãmarrí Nogueira. O Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da rádio Tabajara (https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/).
A playlist desta quinta terá canções de Luiz Ramalho nas vozes de Genival Lacerda, Luiz Gonzaga, Chico César, Amelinha, Anay Claro e Marinalva. Ainda Elba Ramalho, Renata Arruda, Glorinha Gadelha, Roberto Rabelo, Zenilton, Lisiane & Geber Ramalho (filho de Luiz Ramalho). Patrono da cadeira nº 19 da Academia Paraibana de Música, Ramalho faleceu em 1981, em João Pessoa, aos 50 anos. Deixou mais de 170 obras inéditas.
Luiz Ramalho nasceu no Povoado de Santa Fé, atual Bonito de Santa Fé (PB), em 1931. Teve como seu maior sucesso a música ‘Foi Deus quem fez você’, vice-campeã do Festival MPB-80, da Rede Globo, cantada por Amelinha, que vendeu mais de 1 milhão de cópias, sendo a primeira canção a figurar na primeira posição das paradas de sucessos tanto das emissoras de rádio AM quanto nas de FM no Brasil.
Também tem como sucessos as canções ‘Roendo unha’, ‘Daquele jeito’ e ‘Retrato de um forró’. Luiz Gonzaga e Genival Lacerda são os maiores intérpretes da obra de Luiz Ramalho. Ele também compôs músicas como ‘Veio d’água’, gravada por Elba Ramalho, e ‘Amor em Jacumã’, gravada nos Estados Unidos por Dom Um Romão (baterista carioca que gravou com Tom Jobim e Frank Sinatra).






