Será aberta nesta sexta (16/01), a partir das 20h, a exposição ‘Paraíba Primeiro Sol’ no restaurante galeria Canoa dos Camarões. A noite de vernissage será marcada por um sarau poético e uma homenagem do projeto cultural da casa ao secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos.
Integrada ao projeto Pinturas & Poesias, a coletiva ‘Paraíba Primeiro Sol’ terá a participação de três artistas visuais e três poetas. As imagens são de autoria de Antônio Cláudio Massa, Josafá de Orós e Lúcia França que trabalham com técnicas diferentes como aquarela e xilogravura. Já as poesias são assinadas por Vânia Rocha, Boisbaudran Imperiano e Ricardo Freitas.
Os dois projetos culturais, que já realizaram mais de 10 exposições integrando pinturas e poesias, vão entregar mais um diploma de honra ao mérito a uma personalidade pública que contribui para a difusão da cultura na Paraíba. Dessa vez, o homenageado será o secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos. A noite de vernissage também vai contar com a declamação de poemas por parte dos poetas e público presente que queira participar.
Sobre o homenageado
Pedro Santos é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Contratos e Licitações pela Escola Mineira de Direito (EMD) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com ênfase na linha de pesquisa Estado e Políticas Públicas.
Foi bolsista do Ministério da Cultura (2012-2013), através da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde, na condição de analista-técnico em Gestão Cultural, conduziu a fase preliminar de elaboração do Plano Estadual de Cultura da Paraíba.
Entre 2014 e 2020, na Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, foi secretário-executivo do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos e gerente-executivo de Articulação Cultural, tendo sido responsável pela coordenação da 3ª Conferência Estadual de Cultura e pela Rede Estadual de Pontos de Cultura. Também coordenou a primeira etapa de implementação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, na Paraíba.
Em 2021, foi convidado pelo governador João Azevêdo para presidir a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), cargo que exerceu até o início de 2023, quando foi escolhido e nomeado pelo governador como secretário de Estado da Cultura. Também é vice-presidente do Fórum Nacional de Gestores e Dirigentes de Cultura, representando a Região Nordeste, além de coordenador da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste.
SERVIÇO:
Exposição Paraíba Primeiro Sol
Abertura: 16/01/2026
Hora: 20h
Local: Restaurante Canoa dos Camarões, Avenida João Maurício, 121, Manaíra






