Prefeito recebe os 20 alunos de João Pessoa que vão estudar na Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville

Felipe Silveira

O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra receberam, na manhã desta segunda-feira (19), os 20 alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa que vão estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC). São 14 veteranos e seis novatos – mas todos estão ansiosos e na expectativa para o retorno das atividades escolares e artísticas após esse período de férias com os familiares na capital paraibana. A viagem para Santa Catarina está marcada para a próxima sexta-feira (23).
“Vocês já estão encaminhados na arte, na dança, e agora vão se profissionalizar e alcançar voos mais altos, nacionais e até internacionais. Lá, vocês devem ver muita história de alunos, colegas de vocês lá da escola que estão bem hoje, que estão se apresentando em várias companhias de dança no Brasil e no mundo. Também temos a nossa Companhia Municipal de Dança aqui, que vocês já conhecem. Nós descobrimos o talento que vocês têm e agora é profissionalizar”, afirmou Cícero Lucena.
Segundo a secretária-executiva de Educação e Cultura (Sedec), Luciana Dias, durante esse período em João Pessoa, todos os estudantes passaram por avaliações de saúde no Hospital Municipal do Valentina (HMV). Os alunos realizaram consultas odontológicas, dermatológicas, oftalmológicas e avaliações de saúde mental, como parte do acompanhamento contínuo promovido pela gestão municipal.
“Todo ano tem seleção do Bolshoi e nós vamos mandando nossos talentos da Rede Municipal de Ensino. Lá, eles estudam tanto o ensino fundamente e o médio, quanto fazem a formação em dança. A criança já sai formada. Um verdadeiro cidadão e apto a seguir a carreira de dança ou mesmo a prestar um vestibular em qualquer área do seu interesse. É um empenho muito grande da Prefeitura de João Pessoa, mas que vale muito a pena com os resultados que essas crianças têm”, declarou.

Sonhos realizados – Para o novato Caio Dornellas, de 11 anos, a expectativa é grande para a viagem na próxima sexta-feira. “Eu estudava na Escola Municipal Carlos Neves da Franca, no José Américo, e fiz a seleção e passei. É a realização de um sonho mesmo eu estudar lá. Sei que vai mudar minha rotina de estudos, mas estou bem ansioso e feliz”, disse.
Realização de um sonho também para o veterano Georgio Nascimento de Castro. Aluno do Cemapi até 2024, ele estuda na Escola de Teatro Bolshoi desde o ano passado. “Eu estou muito feliz, porque é um caminho para eu realizar um sonho. Antes, eu não conhecia o balé, mas fiquei sabendo dessa oportunidade incrível pra mim. Lá pode ser difícil, muitas vezes você vai pensar em desistir, só que essa não é uma opção. O sonho sim”, relatou.

Parceria com o Bolshoi – Atualmente, a Prefeitura de João Pessoa oferece apoio integral aos estudantes que participam do projeto. Em Joinville, a gestão mantém uma residência com manutenção completa, equipada para acolher os alunos com conforto e segurança. O espaço conta com quartos adequados, equipe de apoio formada por adultos e mães sociais, serviços de higienização contratados e acompanhamento de analistas e psicólogos.
Além do suporte residencial, os alunos conciliam a formação artística e acadêmica, frequentando um turno na Escola Profissional do Teatro Bolshoi e outro na escola regular, assegurando uma formação completa que alia educação, arte e cidadania.
A ação faz parte de um conjunto de iniciativas que envolvem a parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, considerada a maior e mais prestigiada instituição de balé do País. A cooperação teve início em 2002, durante a primeira gestão do prefeito Cícero Lucena, e foi retomada em 2021, ampliando as oportunidades para alunos da Rede Municipal de Ensino.

Fotos: Quel Valentim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais

[adinserter block="1"]