Em entrevista ao Caveirão da Notícia, Ricardo Veloso destaca entrega de recicletas e ampliação da coleta sustentável em João Pessoa

A política de modernização da coleta seletiva em João Pessoa segue avançando. Em entrevista exclusiva ao portal Caveirão da Notícia, o superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Ricardo Veloso, destacou os investimentos realizados pela gestão do prefeito Cícero Lucena na substituição da tração animal por triciclos elétricos — as chamadas recicletas.

Segundo Ricardo Veloso, somente nesta quarta-feira (11), 20 catadores foram contemplados com novos equipamentos, entregues à Associação dos Catadores. Com isso, o número de recicletas disponibilizadas pela Prefeitura desde o início da gestão chega a 60 unidades.

“O objetivo é garantir dignidade aos trabalhadores, aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, proteger os animais e fortalecer a coleta seletiva na nossa Capital”, afirmou o superintendente durante a entrevista.

Ricardo também apresentou dados importantes sobre o programa. De acordo com ele, já são mais de 80 contemplações previstas dentro do planejamento da gestão, e o projeto continuará sendo ampliado nos próximos meses.

“Estamos executando um planejamento estruturado. Já avançamos bastante, mas ainda tem mais por vir. A determinação do prefeito Cícero Lucena é seguir investindo em inclusão produtiva, sustentabilidade e organização da limpeza urbana”, destacou.

Os triciclos elétricos possuem autonomia de até 60 quilômetros por dia e potência de 1000 watts, permitindo maior alcance na coleta e aumento na capacidade de transporte de materiais recicláveis. A remuneração dos catadores é feita com base na quantidade de resíduos coletados, o que, segundo a Emlur, tende a aumentar a renda dos trabalhadores com a modernização do sistema.

A iniciativa faz parte de um trabalho integrado entre a Emlur e a Secretaria de Meio Ambiente, com foco na eficiência da coleta seletiva, redução do descarte irregular e fortalecimento das políticas de proteção animal.

Com a ampliação do programa, João Pessoa consolida um modelo de coleta mais sustentável, moderno e socialmente responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[adinserter block="1"]