Ao todo, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos
Compartilhe:
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (07/11), a Operação AJUBA, com o objetivo de combater a extração e comercialização ilegal de ouro no município de Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba. A operação resultou no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 11ª Vara Federal do Estado.
A ação visa aprofundar as investigações sobre organizações criminosas envolvidas na exploração ilegal de ouro na zona rural de Princesa Isabel, uma prática que ocorre na região, pelo menos, desde 2012. Essas associações utilizam produtos químicos altamente poluentes, como mercúrio e cianeto, que representam sérios riscos tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana.
Continua Depois da Publicidade
O nome “AJUBA” tem origem na língua tupi-guarani, significando “amarelo”, em referência à cor do ouro, que remete à cor do sol.
Os investigados responderão pelos crimes de extração ilegal de minério, usurpação de patrimônio da União e associação criminosa, conforme os artigos 55 e 56 da Lei 9.605/98, artigo 2º da Lei 8.176/91 e artigo 288 do Código Penal.
A Polícia Federal informou que não haverá coletiva de imprensa sobre a operação.