https://www.instagram.com/reel/DIOtuzDxWTp/?igsh=MXBjZHdmYXY5YTg3bA==
Hoje tivemos a honra e a satisfação de receber, na bancada do programa CPAD Notícias, o Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado da Paraíba, Dr. André Rabelo – um homem íntegro, corajoso e um policial diferenciado. Conversamos sobre sua passagem pelo Sertão e sobre um caso emblemático que foi solucionado, envolvendo duas famílias que estavam em conflito e matando-se entre si.
Dr. André relatou com propriedade que, à época, integrava a equipe sendo o delegado regional, junto ao Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Dr. Jean Nunes que na época era da inteligência, Eles compreenderam que era hora de dar um basta naquela situação. Instauraram inquéritos, realizaram prisões e convocaram as famílias para conversar. Algumas chegaram a questionar: “Por que o senhor está se metendo nisso? Isso é um problema nosso.” E ele respondeu com firmeza: “Não. Isso é um problema do Estado, isso é um problema da Polícia. E temos que pôr fim a isso.” Com muito trabalho, ações efetivas e prisões estratégicas, conseguiram encerrar o conflito, que inclusive foi destaque nacional no programa Fantástico. Eu, como repórter policial, registrei esse momento histórico.
Perguntei ao Dr. André sobre a satisfação de devolver aparelhos telefônicos a pessoas que, muitas vezes, compram esses bens em parcelas, como se fossem veículos. Ele respondeu que é uma honra e uma alegria enorme aproximar a população da Polícia e devolver um bem tão caro e precioso.
Conversamos também sobre o caso do chamado “Vovô da Lapada”, que tem difamado autoridades eclesiásticas na Paraíba, incluindo alguns pastores da Assembleia de Deus Missão. O delegado nos explicou que esse é um crime muito sério, e que pessoas que enveredam por esse caminho podem, sim, responder judicialmente.
Hoje, a Paraíba conta com uma delegacia moderna e bem equipada, criada no governo João Azevêdo: a Delegacia de Crimes Cibernéticos. Ela orienta não só os profissionais da imprensa, mas qualquer cidadão que se sinta ofendido, caluniado ou difamado, a procurar a delegacia — inclusive, a denúncia pode ser feita de forma online.
Além desses temas, abordamos também outros assuntos pertinentes a prisões, investigações e ações realizadas por homens e mulheres da honrada Polícia Civil da Paraíba, que hoje atua não apenas no “ouvi dizer”, mas fortemente baseada em tecnologia.
Acompanhe-nos, pois essa é apenas a parte 1 da nossa conversa com o competente Delegado-Geral André Rabelo, da Polícia Civil do Estado da Paraíba.