O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) iniciou, nessa quarta-feira (6), a segunda turma do curso de Bolos, Salgados e Doces, em João Pessoa. As aulas são ministradas pelo professor e chef de cozinha, Rafael dos Santos, que tem mais de dez anos de experiência na área da culinária, particularmente na arte da confeitaria.
A vice-presidente do Cendac, Hellen Farysa, desejou boas-vindas aos alunos e apresentou como funciona o Centro e as ações que tem realizado em diversas cidades da Paraíba, capacitando jovens e adultos para o mercado de trabalho e pautando temáticas sociais importantes, como o enfrentamento da violência contra as mulheres e a exploração sexual infanto-juvenil.
“O Cendac é uma instituição que atua na capacitação de jovens e adultos, ofertando cursos de maneira gratuita e com direito à certificado. Além disso, também realizamos oficinas e palestras em escolas e comunidades de João Pessoa e outras cidades da Paraíba para adolescentes e jovens sobre o combate à exploração sexual infantil e a violência contra as mulheres, em busca de uma sociedade de paz e de respeito aos direitos humanos”, enfatizou.
Em abril, o Cendac lançou a campanha para o combate à violência contra as mulheres “Por todas elas e por nós também – pela vida das mulheres”, que contou com a participação da secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, da coordenadora das Delegacias da Mulher na Paraíba, Sileide Azevedo, da professora de Jornalismo e especialista nos estudos de gênero e direitos humanos, Glória Rabay, entre outras autoridades.
A coordenadora da campanha, Fátima Carneiro, apresentou aos alunos os objetivos do projeto e enfatizou a importância de toda a sociedade atuar para combater esse fenômeno, que tem ceifado a vida das mulheres em todo o Brasil. “O Cendac tem consciência de seu papel na sociedade e da gravidade da violência de gênero, que afeta mulheres em sua vida produtiva. Infelizmente, esta violência atinge toda a família, desestruturando um lar, que deveria ser o local mais seguro para as mulheres, mas tem sido um espaço de dor, violência e insegurança. Por isso, lançamos esta campanha e estamos dialogando com vocês para que também abracem esta causa e denuncie todo tipo de violência contra as mulheres”, afirmou.
A coordenadora pedagógica do Cendac, Klycia Felix, informou que a procura pelo curso superou as expectativas da direção do Cendac, e por isso, foi criada uma segunda turma do curso de Bolos, Salgados e Doces, que terá uma carga horária de 80h, com aulas durante três dias da semana. “O próximo curso que iremos iniciar será o de Manutenção e Conserto de Ar-Condicionado, que já está com a turma fechada, e também é um dos mais concorridos no Cendac”, afirmou.
Em busca de aperfeiçoamento – Uma das alunas matriculadas no curso de Bolos, Salgados e Doces é Ediana Bernando. Ela já trabalha há três anos no ramo da culinária e participa de feiras, vendendo seus produtos, como tortas salgadas e bolos. “Quero aperfeiçoar meus conhecimentos e aprender novas receitas durante o curso no Cendac, pois estou focando em abrir meu próprio negócio e quero oferecer aos meus clientes os melhores produtos”, concluiu.