Fotos: Mano de Carvalho
A alegria tomou conta do Bloco Muriçoquinhas do Miramar, nessa negunda-feira (9), em João Pessoa. Para garantir a felicidade durante o ano todo, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Núcleo Especial de Proteção à Infância e Juventude da Defensoria Pública, participou da ação de combate à violência e divulgação do serviço Disque 155.
Algodão doce, pipoca, pinturas, entrega de folder informativo e muito frevo embalaram a tarde de milhares de crianças e famílias que passaram no estande do Disque 155. A ação, que teve o objetivo de sensibilizar e orientar a população sobre a violação de direitos humanos e divulgar os canais oficiais de denúncia, faz parte da campanha ‘Carnaval não é desculpa – violência e exploração sexual de criança e adolescente é crime’.
A atividade ocorreu pela 12ª vez, desde o lançamento do canal de denúncias disque 155, que é um serviço da Sedh, executado pelo Centro da Mulher 8 de Março.
Para Ronaldo Costa, pai de quatro filhos, considerou importantíssimo o momento. “Esse tipo de iniciativa do Governo é muito importante para poder mitigar esse tipo de violência, na verdade é uma mazela da sociedade, o trabalho infantil”.
O gerente-executivo de Proteção Social Especial, Albeno Mendonça Silva, enfatizou que, no período carnavalesco, a violência se amplia principalmente o trabalho infantil. “Importantíssimo que o Governo da Paraíba, junto com parceiros e a rede, esteja na rua, divulgando nosso canal de denúncia estadual. O Disque 155 é a forma mais fácil para a rede se articular e combater a violência denunciando”.
A coordenadora do Disque 155, Raianne Maria, destacou a importância do serviço na avenida. “O Disque 155 está presente na folia com conscientização para o pessoal brincar um carnaval com segurança, principalmente assegurando os direitos da criança e do adolescente, não só hoje, mas em todos os blocos carnavalescos que ainda vão passar. Por isso que é tão importante divulgar o nosso serviço, para que na Folia também se pense na proteção e na prevenção de direitos violados”, enfatizou.
Disque 155 – O antigo Disque 123 é um serviço próprio da Paraíba que funciona de maneira gratuita para receber denúncias nas diversas formas de violência, atuando como elo interlocutor entre a sociedade e os órgãos de proteção de diretos. O atendimento garante sigilo e proteção ao denunciante. As denúncias podem ser feitas pelo 155, como também pelo – 0800 031 5531 de forma anônima.
Somente no ano passado, o canal registrou 1.539 denúncias dos vários grupos de violações, nesse universo, mais de 700 vítimas entre crianças e adolescentes. Já este ano, mais de 50 casos de violações foram registrados no âmbito desse grupo infantojuvenil.






