08 de novembro de 2023
Campina Grande, Paraíba
Desde que assumiu o cargo de Secretário de Cultura no município de Campina Grande, que tem seu primo Bruno Cunha Lima como prefeito, Ronaldinho tem se deparado com exposições de situações que estavam ocultas e esquecidas.
Revelações Sobre a Assessora Parlamentar: Em uma matéria recente publicada pelo jornal O Estadão, foi revelado que, apesar de possuir uma empresa que presta serviços à prefeitura de Campina Grande, a esposa de Ronaldinho, Roberta Gomes Cunha Lima, está ocupando um cargo de forma irregular como assessora do deputado federal RUY CARNEIRO.
Detalhes da Irregularidade: A matéria do Estadão aponta que Roberta Gomes Cunha Lima foi contratada por R$ 120 mil pela prefeitura, administrada por seu primo, e ao mesmo tempo é funcionária do gabinete do deputado Ruy Carneiro (Pode-PB). Isso levanta questões éticas, uma vez que existem regras que proíbem assessores parlamentares de possuir empresas individuais ou serem sócios de empresas de qualquer porte.
Roberta abriu uma empresa individual de advocacia em julho de 2020, o que vai de encontro às regras da Câmara que regem esse tipo de situação. Além disso, há uma exigência de cumprimento de 40 horas semanais de trabalho como “secretária parlamentar,” cargo ocupado por Roberta. A assessora afirmou que não registra os horários de trabalho, alegando que trabalha de acordo com a demanda, independentemente do número de horas.
Respostas e Posicionamentos: O deputado Ruy Carneiro, ao ser questionado sobre o descumprimento das regras, declarou não ter controle sobre essa situação, mas afirmou que Roberta é atuante nos serviços prestados na Paraíba desde 2019.
Essa revelação levanta questões importantes sobre a ética na administração pública e a necessidade de revisar e fortalecer as regulamentações que regem o acúmulo de cargos e atividades por parte de servidores públicos.
Fonte: @miltonfigueiredojunior