Ações na Casa da Pólvora, no Hotel Globo e espetáculo no Teatro Santa Roza marcam segundo dia

O Festival Centro em Cena teve uma programação distribuída pelo Centro Histórico da cidade neste sábado (16), passando pela Casa da Pólvora, Hotel Globo e Teatro Santa Roza, onde foi encenada a peça ‘A Vela’, com os atores Herson Capri e Leandro Luna, encerrando as ações do dia, e que terá uma segunda exibição neste domingo (17), a partir das 19h.

O diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves, comemora que o Centro em Cena está conseguindo empolgar e cativar o morador de João Pessoa para, a partir das atividades culturais, realizar suas visitas ao centro da cidade.

Ele diz que o Centro em Cena foi pensado dentro desse conceito de fazer uma dupla restauração, do próprio evento que tinha sido abandonado há cerca de 15 anos, e também restaurar essa ideia da ida das pessoas ao Centro Histórico para curtir a boa música, o bom teatro, a literatura, as artes plásticas, enfim, todas as artes.

“Está dando certo. Provamos que, se ofertarmos, como temos feito, com regularidade, cultura à cidade de João Pessoa, sobretudo ao Centro Histórico, as pessoas visitam e permanecem por ali porque é um território realmente muito bonito”, observa.

Ele destaca a peça ‘A Vela’, que teve sua primeira interpretação na noite deste sábado, no Teatro Santa Roza. “Foi um espetáculo à parte com o talento e interpretação de primeira qualidade, o público presente no teatro. É um luxo a cidade de João Pessoa ter um teatro como o Teatro Santa Roza. Estamos todos muito contentes com o sucesso do Centro em Cena”, acrescenta.

Teatro – Os atores que compõem o elenco de ‘A Vela’ também aplaudem o Centro em Cena e celebram a cidade de João Pessoa. “Para nós que estamos fazendo ‘A Vela’ há mais de dois anos, é um prazer e uma honra vir para João Pessoa, uma cidade com muitos elogios, qualidade de vida, alegria, pessoas muito simpáticas, menos violência que nas outras. Ficamos encantados vendo as coisas da cidade”, declara o ator Herson Capri.

Ele diz que a cidade tem tradição cultural. “Esse é um teatro lindo, antigo, e vir para o Centro em Cena, revitalizando a iniciativa depois de tantos anos, é uma alegria porque ter arte e cultura é sempre bom. Inclusive, na peça falamos sobre essa necessidade de arte e cultura, e João Pessoa está corroborando com isso”, acrescenta.

A peça fala, principalmente sobre, orientação sexual, um pai homofóbico que recebe o filho 20 anos depois de tê-lo expulsado de casa por ele ser homossexual. Ela trata dessa discussão e é contada nesse reencontro de pai e filho.

“Trata da aceitação das diferenças e traz muita emoção também porque é uma relação familiar. E a plateia se identifica demais porque todo mundo é filho. É uma peça com uma importância muito grande para a sociedade. Fomos beneficiados com esse projeto através da Lei Rouanet, do edital da Lei Aldir Blanc, e estamos tentando viabilizar mais ainda para que a peça continue levando essa mensagem para o máximo de pessoas e famílias possível”, declara o ator Leandro Luna, que tem uma relação muito próxima com João Pessoa e está sempre visitando a cidade.

Para o público, a programação é um presente. A engenheira Maria das Graças Calado foi conferir a peça e ressalta que está achando o projeto maravilhoso. “Estive no show de Alcione na abertura e estou me inteirando sobre a programação dos próximos dias. É muito bom que aconteçam mais eventos como este”, constata. Assim como ela, o designer Artinellys Fontes também foi ao teatro e elogiou o Centro em Cena. “Eu acho incrível porque fomenta o centro da cidade e gostaria muito que fosse rotineiramente como é o Sabadinho Bom, viabilizando a cultura e o entretenimento”.

Hotel Globo – Quem foi ao Hotel Globo, pode apreciar a exposição ‘Temporis’, do artista visual Alberto Lacet, com obras que serão levadas para a França no próximo ano, e conferir Guegué Medeiros e Salomão Soares no lançamento do CD Baião de Dois e, de quebra, apreciar o pôr do sol.

O enfermeiro Arthur Vieira foi visitar a exposição e elogiou o evento. “A programação do Centro em Cena está bem completa, com muitos eventos importantes acontecendo. A cultura de João Pessoa está crescendo muito nos últimos tempos, com vários projetos interessantes. Estou achando o máximo. Isso muda a imagem da cidade e é muito bom de ver”, destaca.

“O Centro em Cena traz novamente a visibilidade para o centro da cidade. João Pessoa nasceu aqui, às margens do Rio Sanhauá e nada mais justo do que privilegiar esse lado da cidade”, afirma a estudante de jornalismo Cris Honório.

A eletricista Débora Nascimento acha importante que tudo isso aconteça no Centro. “Está mostrando às pessoas a parte antiga da cidade. Isso é história pura, nós vemos a beleza que tem, e os eventos culturais trazem as pessoas para cá”, pontua.

Casa da Pólvora – A Casa da Pólvora recebeu performances artísticas envolvendo literatura, com Rute Prazim; dança, com Dendê Ma’at e Jean de Lucena, além de teatro, com a Companhia Mangai, de Alagoa Grande, que encenou o espetáculo ‘Margarida Viva’, exaltando a líder sindical Margarida Maria Alves.

A estudante Milena Guerra foi prestigiar a programação. “Não tenho muito o hábito de participar dos eventos de cultura da cidade, mas me interessei por esse e vim conhecer. Estou gostando muito”. O técnico em elevadores Tarantine Soares conta que adora cultura, principalmente as ações que acontecem no Centro Histórico. “As atrações são muito interessantes e agora são vários dias de atividades. Vou tentar acompanhar tudo”, declara.

Alexsandra Ferreira Mota é auxiliar de saúde bucal e aproveitou a folga para ver de perto. “Estou achando as performances maravilhosas. É um projeto incentivador e eu sempre acompanho. Gosto muito das ações que acontecem por aqui e esta é uma oportunidade imperdível de conhecer um pouco mais”.

Centro em Cena – O Festival Centro em Cena, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), movimenta a cena cultural da cidade de 15 a 20 de setembro, com culturas populares, artistas locais, circo e dança. A programação completa pode ser conferida no link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/centro-em-cena/

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais