Alunos da Rede Municipal de João Pessoa se encantam com apresentação de bailarinos do Bolshoi

Alunos da Rede Municipal de João Pessoa se encantam com apresentação de bailarinos do Bolshoi

Olhares atentos a cada movimento dos bailarinos e bailarinas no palco. Um momento único e também ‘mágico’ que emocionou e encantou alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. O grupo, formando por 1.500 crianças e adolescentes, teve a oportunidade de assistir, pela primeira vez, a uma apresentação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que levou para o Teatro Pedra do Reino o espetáculo de ‘Formação de Plateia’. A apresentação aconteceu na tarde desta quarta-feira (3), em uma parceria da Prefeitura de João Pessoa com a Escola do Teatro Bolshoi.  

Além dos alunos, na plateia também estavam o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, e a secretária de Educação e Cultura (Sedec), América Castro. “Que emoção! Quando estava me dirigindo pra cá, mandei uma mensagem para o prefeito Cícero Lucena e cheguei a me arrepiar. Ele me passava o sentimento que nós temos ao vermos uma coisa maravilhosa como esta. Eu quero agradecer a cada diretor de escola, a cada professor que acredita nessa gestão, que acredita nessa parceria que a gente tem com o Balé Bolshoi. Cícero, todas as vezes que fala sobre esse projeto, se emociona. E ele se emociona porque a gente quer mudar a realidade das nossas crianças”, ressaltou Leo Bezerra.  

A secretária de Educação, América Castro, também destacou a importância dessa parceria com a Escola de Teatro Bolshoi e da expectativa de ter mais alunos da Rede Municipal estudando em Joinville, Santa Catarina. “Ficamos muito felizes em poder fazer essa grande confraternização. É uma iniciativa que o Bolshoi está fazendo em algumas cidades do Brasil, para que a gente possa incentivar ainda mais as crianças a se inscreverem nessa escola. Nessa triagem que a gente vai fazer, pretendemos mandar esse ano mais 20 crianças para participar da seleção. Como o prefeito Cícero Lucena sempre diz isso, é um casamento perfeito entre a Secretaria de Educação de João Pessoa e a Escola do Bolshoi para que a gente possa dar uma oportunidade diferente a esses meninos e meninas de João Pessoa”, disse.  

A plateia foi formada por 3 mil crianças e adolescentes, sendo 1.500 da rede municipal e outros 1.500 da rede estadual, escolas de Dança Clássica da cidade e região metropolitana.   A aluna Ketley Emamuelly, da Escola Municipal Fernando Paulo Carrilho Milanez ficou encantada com o espetáculo. “Chorei de emoção. A parte contemporânea me tocou muito e o rapaz que fez o solo. Amei muito esse presente que a Secretaria de Educação nos deu”, afirmou.  

O espetáculo despertou o desejo de Júlia Batista, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Deputado Joacil de Brito Pereira, de fazer parte do Bolshoi e se juntar aos demais alunos da rede que estão em Joinville. “Eu tenho vontade de fazer parte do Bolshoi devido aos movimentos e também é um sonho meu de ser artista. Minha escola já tem dois alunos que são do Bolshoi. Ano passado eu fiz a seleção e cheguei até a segunda etapa. Espero que este ano dê certo”, falou.  

Parceria – Atualmente, 14 alunos da Rede Municipal de João Pessoa estudam na Escola Bolshoi, em Joinville, graças a uma parceria entre a Escola do Teatro Bolshoi e a Prefeitura. Uma parceria que teve início em 2003, durante a primeira gestão do prefeito Cícero Lucena, e retomou em 2021.  

“Ao proporcionar essa experiência única para as crianças, estamos plantando a semente do apreço pela dança e pela cultura desde cedo. Essa formação de plateia garante que as futuras gerações valorizem e apoiem as artes cênicas, garantindo assim a continuidade e o crescimento do mundo da dança”, frisou a diretora administrativa da Escola Bolshoi, Célia Campos.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais