Alunos do Celest participam de semana intercultural com temática sobre o protagonismo das mulheres

Alunos do Celest participam de semana intercultural com temática sobre o protagonismo das mulheres

Os alunos do Centro Escolar Municipal de Línguas Estrangeiras (Celest) estão participando até sexta-feira (27), nos turnos da manhã, tarde e noite, da semana pedagógica intitulada ‘Semana Intercultural’, cuja temática central é “Protagonismo feminino”.

O Celest é mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec). O objetivo do evento é de interação e comunicação entre os alunos das turmas de Inglês, Francês, Espanhol, Alemão e Libras, além da troca de conhecimento de novas culturas.

“Toda a escola é envolvida nesse processo e todas as turmas participam, nesta semana, da elaboração de trabalhos. Eles vêm fazendo isso com certa antecedência, preparando junto aos seus professores para que nessa data possam se apresentar e interagir com as outras turmas. Isso promove também um conhecimento compartilhado entre eles, traz o uso das competências orais, que muitos dos alunos relatam maior dificuldade de compreensão, como também de encarar o momento da fala, de se comunicar”, explicou a diretora do Celest, Jéssica Holanda.

A turma do segundo semestre de Espanhol da professora Adna de Miranda fez uma apresentação cultural, em espanhol, para uma turma de Inglês contanto a história de mulheres grafiteiras latino americanas. O tema da apresentação foi ‘Mujeres Grafiteiras’.

“Essa Semana Intercultural é muito necessária. A gente passou a conhecer um pouco sobre as mulheres terem visibilidade, principalmente na arte da grafitagem. E muitas dessas mulheres que a gente tem citado, como a colombiana Lili Cuca, são mulheres muito importantes e cada uma delas representa algo para a sociedade”, disse a aluna Maria Clara Valente.

A professora de Maria Clara, Adna de Miranda, também falou o que representa esse momento de troca cultural. “Além da gente trabalhar o idioma em que estamos estudando, é importantíssimo que os alunos tenham esse mergulho na cultura, interajam e tenham esse conhecimento. E além disso, poder usar a língua estrangeira para pesquisa e para fala”, explicou a professora.

As apresentações lúdicas envolvem pesquisa, música, teatro, gastronomia, pintura na língua-alvo estudada pelos alunos.

Na língua inglesa, os alunos falaram sobre Rosa Parks com Martin Luther King que levou à questão do boicote do ônibus em Montgomery durante dois anos, entre 1955 e 1956, na cidade de Montgomery, no Alabama (EUA). Também falaram sobre as três primeiras mulheres negras a trabalharem na Nasa durante a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética em 1960.

“Está sendo muito legal não só pelo falo de nos apresentarmos para outras turmas de outros idiomas, mas também pelo nosso conhecimento, sobre a língua que estudamos e a origem das coisas. Isso incentiva a gente a estudar”, falou o estudante Kléber Costa, aluno do 2° semestre da turma de Inglês e da Escola Municipal Dumerval Trigueiro Mendes.

Alegria também para as professoras ao verem o desempenho da turma. “É um momento de felicidade porque eles realmente fazem a gente extremamente orgulhosa. Fizeram uma apresentação incrível, demonstraram conhecimento do tema, demonstraram que pesquisaram, estão estudando. Realmente estão conseguindo fazer o uso do idioma no dia a dia”, disse sorridente a professora da turma de Kléber, Ana Carolina Pimenta.

O Centro Escolar Municipal de Línguas Estrangeiras de João Pessoa fica localizado na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, nº 1840, no bairro Expedicionários.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais