Artista português visita exposição e interage com professores e alunos da Universidade Federal da Paraíba

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano Cabo Branco, recebe nesta quarta-feira (6), o artista plástico português Fernando Pina, que assina a exposição ‘E Depois do Adeus’, aberta no último dia 26 de agosto. Ele fará uma visita guiada para professores e alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na qual falará sobre as obras expostas e o foco de sua arte. O encontro será às 14 horas.

Como retrata o próprio autor, as obras, resgatam estórias, memórias pessoais e familiares, utilizando o passado familiar para invocar uma reflexão sobre a própria vida, bem como a história recente de Portugal. “A exposição lança um olhar sobre a geração dos anos 1960, na qual 90% da população jovem masculina foi mobilizada para a Guerra Colonial, deixando 10 mil mortos e 20 mil inválidos entre os militares portugueses, e ainda 100 mil vítimas entre os civis que viviam nas colônias”, detalhou.

Segundo Amanda Costa, curadora da Estação Cabo Branco, o artista potencializa simplicidade na forma, para falar sobre a complexidade da vida, “onde ele não se coloca como protagonista e sim como observador de uma história de dor e doação. A guerra colonial que atingiu Portugal aparece, nesse momento, com a belíssima obra “Vigília”. Essa instalação de 150 fotos reúne inclusive, os olhares do seu tio Júlio, que esteve em combate, desempenhando a função de enfermeiro pára-quedista naquela guerra. O mesmo tio que bateu uma das poucas fotos da família de Fernando Pina, com sua primeira câmera fotográfica. Temos aqui uma história que é permeada por várias outras estórias em que todos nós somos convidados, inseridos direta ou indiretamente no passado e no presente. Não conseguimos fugir dos fatos e narrativas, nessa montagem em especial. Eles são o que são, e lidamos com eles na leveza de uma amizade afetuosa, no seio da família, mas também no mergulho imagético de sentidos e dialógicos”.

Sobre o artista: Fernando Pina (Lisboa, 1968), realizou os estudos secundários na Escola Artística de António Arroio em Lisboa. Cursou Licenciatura de Design de Comunicação e a Licenciatura de Arte Multimédia, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É mestre em Museografia e Museologia pela mesma faculdade. Desde 1988 trabalha como designer, consultor, formador e professor em diversas áreas do Design Gráfico e de Comunicação, assim como de Arte Multimédia. É assistente convidado da Escola Superior de Educação de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa, na área da Arte e Multimédia. Como artista visual, desenvolve projetos de índole documental e autoral numa relação discursiva entre áreas das artes, como a fotografia, o design gráfico, a instalação, o vídeo e o som.

Serviço: A exposição de Pina, sob a curadoria de Amanda Costa, estará no hall da Estação até 26 de outubro. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, com entrada gratuita.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais