Banco de Leite Humano do ICV oferece serviços para facilitar doações que beneficiam bebês prematuros

Banco de Leite Humano do ICV oferece serviços para facilitar doações que beneficiam bebês prematuros

As mães que estiverem amamentando e quiserem doar leite materno excedente podem contar com o serviço do Banco de Leite Zilda Arns, do Instituto Cândida Vargas (ICV), que integra a rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa. O espaço tem rota domiciliar que passa uma vez por semana na casa da doadora, para deixar os frascos coletores apropriados para a doação e recolher o leite armazenado.  

E tudo é feito com o maior cuidado para assegurar a comodidade das doadoras e a saúde dos bebês que irão receber o leite materno doado. “Para realizar a doação a mãe precisa estar gozando de boa saúde, entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp, preencher um cadastro pelo celular e nos enviar os exames de sífilis, hepatites B e C e HIV”, explica a coordenadora Banco de Leite Zilda Arns, Malu Tavares.

Segundo ela, o espaço armazena uma média mensal de 80 litros de leite materno. O material doado passa por um rigoroso processo de acondicionamento, que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade, antes de ser distribuído. O estoque é destinado para atender os recém-nascidos do Instituto Cândida Vargas (ICV). Este ano, cerca de 1.500 deles foram beneficiados com as doações. Como foi o caso do bebê de Priscila Germoglio.

“Eu sou muito grata por o banco de leite existir, porque meu filho é alimentado pelas incontáveis mães que, em um gesto de amor, compartilham seu leite materno. Imagina quantos bebês precisam ser alimentados e quantas mães, infelizmente, não têm leite suficiente para alimentar seus filhos. Mais uma vez agradeço a cada mãe que faz parte desse projeto”, comenta.

O leite materno é de suma importância para os recém-nascidos, pois ajuda no ganho de peso, desenvolvimento e amplia as chances de recuperação de bebês prematuros ou de baixo peso que estão na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal. 

“Este ano foram doados cerca de 1.000 litros de leite. Esse número é bem baixo para nossa demanda. Hoje estamos trabalhando com baixo estoque, mas que consegue suprir as demandas dos recém-nascidos da nossa maternidade”, revela Malu Tavares.

O Banco de Leite Zilda Arns também conta com serviço para auxiliar as puérperas com dificuldade em amamentar. “A mãe nessa condição é atendida por nossas enfermeiras, que vai dar todo auxílio que ela precisa nesse momento. E, caso haja necessidade, a maternidade conta com outros profissionais para assistir o caso”, afirma Malu Tavares.

Serviço  

Para doar leite materno ou solicitar assistência de amamentação O Banco de Leite Zilda Arns fica localizado na Avenida Coremas, 869, em Jaguaribe. Você pode entrar em contato pelo telefone 3213-7583 ou WhatsApp (83) 99647-7511.  

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais