Caravana da Semana Nacional de Tecnologia visita nesta quarta-feira o município do Conde

Caravana da Semana Nacional de Tecnologia visita nesta quarta-feira o município do Conde

A Caravana da 20ª Semana Nacional de Tecnologia (SNCT) segue seu percurso nesta quarta-feira (25) fazendo uma parada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Geni Rufino dos Santos, no Conde. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), com apoio logístico de instituições de pesquisa científica, empresas públicas e privadas e de economia mista.  

A visita proporciona aos estudantes diversas oficinas, incluindo as de robótica e artes recicláveis. Este será o oitavo local visitado pela Caravana da 20ª SNCT, que se divide em duas partes. Pela manhã, educadores da Secitec e do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) realizam palestras sobre questões ambientais e desenvolvimento sustentável. À tarde, ocorrem oficinas práticas de robótica, com foco na reutilização de resíduos eletrônicos.  

As oficinas possibilitam aos alunos a criação de projetos artesanais, como esculturas e dispositivos robóticos, utilizando materiais eletrônicos que foram reciclados ou descartados. “Dessa maneira, a Caravana oferece uma oportunidade ampla para os estudantes adquirirem conhecimentos sobre questões ambientais e desenvolverem habilidades práticas, ao mesmo tempo em que promove a conscientização ambiental e a sustentabilidade”, afirmou Jaqueline Figueiredo, coordenadora do Centro de Relacionamento de Eletrônicos da Secitec.  

O principal propósito da Caravana, estabelecida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, é oferecer oficinas e atividades que abordam a reciclagem de resíduos eletrônicos para os alunos de escolas públicas. “Estamos levando conhecimento em ciência e tecnologia, especialmente em relação às questões ambientais, para todos os municípios. Dessa forma, buscamos conscientizar os jovens sobre a importância de descartar corretamente o material, evitando a poluição do meio ambiente, além de oferecer oficinas sobre a montagem de computadores e outras ações interdisciplinares e colaborativas”, explicou Jaqueline Figueiredo.  

Semana Nacional – A 20ª SemanaNacional de Ciência e Tecnologia acontece em João Pessoa de 23 a 25 de novembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. Este ano, o evento tem como tema ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’.   Além da Caravana, a iniciativa conta outros eixos temáticos, a exemplo da Olimpíada de Robótica, Hackatons Temáticos, Competição de Jogos, Espaço Geek, Oficina de Reciclagem, Olimpíada Paraibana de Matemática, 1º Desafio em História da Paraíba e 1º Desafio Paraibano em Ciências.  

A 20ª SNCT é apoiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, Governo do Estado da Paraíba e das instituições de pesquisa científicas: Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Fundação de Apoio ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Faculdades Nova Esperança, Uninassau e Unipê, além das empresas Daten, Proebus, Teletex, Sebrae, Fiep e Empresa Paraibana de Comunicação (EPC).  

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais