Caravana do Cuidar chega ao bairro do Cristo Redentor e intensifica atendimento à mulher durante o Outubro Rosa

Caravana do Cuidar chega ao bairro do Cristo Redentor e intensifica atendimento à mulher durante o Outubro Rosa

O serviço itinerante da Caravana do Cuidar chegou, nesta sexta-feira (06), ao bairro Cristo Redentor registrando 293 atendimentos nos serviços de assistência social, saúde e empregabilidade, e orientando a população sobre a campanha do Outubro Rosa. A iniciativa é promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).  

Como parte dos serviços de saúde ofertados pela Caravana do Cuidar, o encaminhamento para exames é bastante procurado. E os exames voltados para o cuidado da mulher, como a mamografia, serão intensificados durante a campanha do Outubro Rosa tanto na Caravana quanto nas unidades de saúde da família, como explicou Débora Cavalcanti, gerente de saúde do Distrito II.  

“Durante este mês os Hospitais Municipais Santa Isabel e o Cândida Vargas estão de portas abertas, pela manhã, para os atendimentos com mastologistas. Então, para serem atendidas, as mulheres acima de 40 anos podem levar a mamografia e os documentos pessoais. E caso a mulher não tenha realizado a mamografia, ela tem que se dirigir ao PSF do seu bairro e pegar a solicitação para o exame. As mulheres atendidas durante a Caravana, já receberam o encaminhamento para a mamografia e foram orientadas a procurar uma das instituições que realizam o exame”, explicou.  

Uma das mulheres que receberam este encaminhamento foi a Janderci de Freitas, que aproveitou os serviços na porta de casa e garantiu seus atendimentos. “Muitas vezes a gente não tem tanto tempo e disponibilidade para ir ao posto de saúde. Então esse projeto beneficia a comunidade, porque chegando aqui eu encontro todos os serviços juntos. Eu consegui fazer o teste rápido de glicemia, falei com o dentista e ainda estou saindo com os encaminhamentos para exames médicos, como a mamografia, que já estava há dois anos sem atualizar”, compartilhou.  

Atendimentos – A passagem da Caravana do Cuidar pelo bairro do Cristo registrou 293 atendimentos, sendo 09 encaminhamentos para mamografia, 12 atendimentos odontológicos; 10 aplicações de vacina; 70 testes rápidos de glicemia; 70 aferições de pressão arterial; 30 testes rápidos de ISTs; 48 atendimentos médicos; 25 atendimentos do Cadúnico; 05 atendimentos do Cras; 08 cadastros no Programa Acessuas Trabalho; 04 encaminhamentos do Sine-JP; e 02 adesões ao Programa Criança Feliz.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais