Centro de Manejo recolhe quase 300 animais soltos nas ruas este ano e garante cuidados à saúde dos bichos

Centro de Manejo recolhe quase 300 animais soltos nas ruas este ano e garante cuidados à saúde dos bichos

Animais como cavalos e bois soltos nas vias públicas podem causar danos à população, como acidentes de trânsito, ao cruzarem as avenidas inadvertidamente, ou sujarem com dejetos o passeio público. Para evitar transtornos, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) disponibiliza o serviço de recolhimento dos animais. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, 273 animais foram encaminhados ao Centro de Manejo de Animais Apreendidos, local gerido pela empresa Transnobre e fiscalizado pela Emlur.  

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destaca a importância de a população denunciar nos canais de comunicação a localização dos animais abandonados nas ruas. “A equipe vai até o local, apreende os animais e os transportam ao Centro de Manejo, onde eles recebem tratamento médico e alimentação adequada”, explicou.  

As denúncias de animais soltos nas ruas podem ser feitas pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão e pela plataforma Prefeitura Conectada, disponível no site institucional. Também é possível ligar para os telefones (83) 98746-9737, 3213-4237 e 3213-4238.  

Duas equipes de trabalho fazem as apreensões pela cidade de João Pessoa, sendo uma diurna e outra noturna. As equipes são formadas por motorista, manejador e laçador, que trabalham em um caminhão boiadeiro, adequado ao transporte de animais. O veículo, com capacidade para 10 animais, é dotado de rampa móvel para facilitar a entrada deles.  

Tratamento – Ao chegarem ao Centro de Manejo, os animais passam por uma avaliação com o médico veterinário. Caso haja necessidade, ele ministra medicamentos, como vermífugos e antibióticos. “É comum que os animais encontrados nas ruas sejam provenientes do trabalho com carga e sejam abandonados porque estão doentes ou porque já não produzem o esperado pelos proprietários”, comenta Ricardo Veloso.  

Os animais – equinos, muares, caprinos, ovinos, suínos, bovinos e asininos – são alimentados três vezes ao dia. Além da ração concentrada, que é composta por milho triturado, soja e sal mineral, os animais também são alimentados com capim. O local também dispõe de água, pasto e abrigos cobertos. Fêmeas e machos são mantidos em ambientes separados para evitar o cruzamento.  

Multa – Para reaver os animais apreendidos, o proprietário deve pagar uma multa, que varia de R$ 15 a R$ 100, conforme a espécie e o porte do animal. Também é preciso apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e foto do animal e do proprietário. O Centro de Manejo está localizado no bairro de Muçumagro, próximo ao contorno da Praia do Sol.  

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais