Cícero Lucena autoriza construção da nova USF do Cidade Verde e reforça compromisso da Prefeitura cobrir 100% da população

A Prefeitura de João Pessoa segue avançando para atingir uma meta importante – a cobertura de 100% da população com serviços de Saúde. Nesta segunda-feira (11), o prefeito Cícero Lucena assinou ordem de serviço para a construção de uma nova Unidade de Saúde da Família (USF) no Cidade Verde, em Mangabeira – a quarta de um total de 10 que serão erguidas do zero, para solucionar o problema das chamadas ‘áreas descobertas’ na cidade.

“Estamos demonstrando nosso respeito, carinho e atenção para com a população. No passado criaram a ‘área descoberta’. Para se ter uma ideia, a unidade que atende essa área recebe mais de 35 mil pessoas, quando a sua capacidade é de 20 mil. Aqui, nessa USF, vamos colocar quatro equipes para atender 16 mil pessoas, proporcionando uma saúde preventiva, eficiente e humanizada”, disse o prefeito Cícero Lucena.

Serão investidos R$ 2,3 milhões para a construção da USF, que vai contar com médico, enfermagem, agentes de saúde, odontologia, farmácia, vacinas, entre outros serviços, como saúde da mulher, exames e clínico geral. A estimativa é de que essa assistência atenda cerca de 16 mil pessoas, incluindo Cidade Verde, Comunidade Aratu e Mangabeira VIII, em um espaço com serviço informatizado e ambientes climatizados, para oferecer um atendimento mais humanizado. Até uma Academia da Terceira Idade será construída no espaço da USF.

A secretária interina de Saúde, Janine Lucena, disse que a atual gestão encontrou a cobertura da população com um déficit de 15%. “O prefeito Cícero sempre teve muito carinho com a saúde primária, tanto que ele deixou a cidade com 100% no seu primeiro mandato. Nós começamos a fazer os estudos para ver onde estavam essas ‘áreas descobertas’, a partir daí demos início a busca por terrenos, processo licitatório e, hoje, aqui, estamos dando ordem de serviço na quarta USF”, afirmou a secretária.

A dona de casa Welita Lima, disse que a unidade vai oferecer mais comodidade aos moradores, que precisam se descolar até a USF Cidade Verde II. “As meninas fazem um bom atendimento lá, mas dificilmente a gente consegue pegar ficha. No que vem para aqui, vai ficar muito melhor, até porque eu preciso de um acompanhamento, devido à minha condição de saúde. Além dos idosos e das crianças, que também precisam”, afirmou.

Presenças – Também participaram da solenidade o deputado estadual João Gonçalves, os vereadores Luís Flávio e Zezinho do Botafogo, a vereadora Raissa Lacerda, os secretários Diego Tavares (Gestão Governamental), Marcus Vinicius (Comunicação), América Castro (Educação), Thiago Diniz (Participação Popular), além dos executivos Janildo Silva, Ubaldo Pequeno e Luiz Júnior.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais