Cícero Lucena entrega Escola Américo Falcão após Prefeitura realizar ampliação, modernização e equipar com itens de tecnologia

A Educação está entre as prioridades de qualquer família. Ter um filho matriculado em uma escola segura, moderna e com ensino de qualidade significa mais tranquilidade com o presente e esperança em um futuro promissor. Em João Pessoa, milhares de famílias estão tendo essa oportunidade. São 28 unidades entregues pela Prefeitura nesse padrão, e a Escola Américo Falcão, no Cristo, foi reinaugurada nesta sexta-feira (15), pelo prefeito Cícero Lucena.

Na solenidade, o gestor destacou o fortalecimento do ensino na Capital por meio das intervenções –  outras 34 também estão com obras em andamento. A pedagogia aplicada pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) também está oferecendo um ensino moderno, com a tecnologia presente em computadores, tablets e na robótica. Além disso, o olhar inclusivo é responsável pela acolhida de mais de 3.500 estudantes autistas. Esse cuidado especial está mudando a visão da escola pública no Município – hoje em condições tão boas ou até melhores do que a rede privada.

“Estamos plantando a semente da oportunidade, do treinamento, da qualificação – da Educação de qualidade, não só pedagógica, mas olhando também o lado esportivo, cultural e empreendedorismo. A tecnologia presente nas escolas, a nível nacional e até internacional. Então, eu só tenho esperança e confiança, além da fé que tenho em Deus de que estamos no caminho certo”, disse o prefeito, que foi recebido com festa pelos alunos, na sala Google, da Escola Américo Falcão, que dispões de monitores, jogos, Lego, óculos virtual e todo um aparato disponível para um ensino muito mais inovador.

A unidade também conta com outra grande inovação – os Espaços Makes, criados para ampliar as possibilidades de aprendizado. Ferramentas e materiais, cuja proposta é explorar, sem limites, o talento dos jovens estudantes. A Escola Américo Falcão também foi ampliada, com a criação de cinco novas salas e banheiros. A unidade ganhou melhorias no ginásio, modernização da fachada, substituição de pisos, esquadrias, coberta, projeto elétrico, subestação, um reservatório de água, climatização de todos os ambientes, pintura e itens de acessibilidade. O investimento foi de R$ 2 milhões.

“Além de todos os equipamentos que nós temos aqui, da Sala Google e Espaço Make, é o material Lego, que está em toda rede, desde a Educação Infantil, com as creches, até o Fundamental I e II. E o interessante desse material é que ele envolve a lógica, as linguagens e a sociabilidade. Então, as crianças, os pequenos, os bebês, as peças são maiores. Desta forma, pedagogicamente, nós temos atividades com Lego para todas as idades, durante todo o ano escolar”, explicou a secretária executiva de Educação, Luciana Dias.

Reconhecimento – Toda essa vocação tecnológica também está relacionada com uma proposta empreendedora. Uma equipe do Sebrae-PB acompanhou a entrega da escola Américo Falcão, conhecendo de perto o modelo que está sendo colocado em prática em toda Rede Municipal. Essa experiência poderá render parcerias com a Prefeitura de João Pessoa, que já está inserida no conceito de Cidades Empreendedoras. Luciano Holanda, gerente de Políticas Públicas, disse que a unidade tem um nível muito alto no campo da inovação.

“Seja a partir dos equipamentos ou dos métodos que estão sendo trabalhados. E a proposta do Sebrae é que a gente possa trazer para dentro desse projeto vitorioso da Prefeitura, a questão da cultura do empreendedorismo, porque nós acreditamos que inovação e empreendedorismo têm que andar juntos”, afirmou, ressaltando que “a partir do momento em que a gente firmar essa parceria, Sebrae e Prefeitura, vamos conseguir fazer um projeto com muito valor agregado e benefícios para a sociedade”, concluiu.

Alex da Silva, pai do pequeno Alex Júnior, de oito anos e que estuda no 2° ano, disse que está muito satisfeito com o resultado do que foi feito na escola. “Uma coisa fenomenal. A gente sabe que a Educação está em primeiro lugar. Ver meu filho estudando em um local com tecnologia avançada é algo que eu sei que vai ser muito importante para o desenvolvimento dele”, afirmou.

Presenças – Também participaram da solenidade o deputado federal Mersinho Lucena, o deputado estadual João Gonçalves, os vereadores Bosquinho, Chico do Sindicato, Mangueira, Damásio Franca e Guga Oliveira, além de vários secretários da gestão municipal.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais