Cícero Lucena reforça a importância da prevenção e destaca ações do ‘Saúde + Perto Mulher’ em Mangabeira

Cícero Lucena reforça a importância da prevenção e destaca ações do ‘Saúde + Perto Mulher’ em Mangabeira

Durante o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura de João Pessoa está intensificando o cuidado com a saúde do público feminino. Neste sábado (7), o prefeito Cícero Lucena reforçou a importância de uma saúde preventiva, mais próxima da população, com exames e todo o cuidado que está sendo ofertado na ação ‘Saúde + Perto Mulher’, que acontece até as 16h na Escola Municipal Índio Piragibe, em Mangabeira.  

“As mulheres têm consultas com os médicos especializados e já nessa primeira consulta, eles pedem os exames necessários, que já são marcados, para que fechem um diagnóstico e, consequentemente, um tratamento. Fico muito feliz, porque é a prefeitura chegando à comunidade, é a prefeitura como um todo, é a saúde, por exemplo, em uma escola onde nós estamos aproximando da comunidade para dizer: olha, nós estamos aqui para cuidar de vocês”, disse o prefeito.  

Esse cuidado inclui uma série de atendimentos, como mastologista e ginecologista, coleta de citológico, planejamento familiar, orientações e roda de conversa sobre saúde da mulher, realização de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e práticas integrativas, além de serviços de beleza com corte de cabelo e esmaltação das unhas. Na Escola Índio Piragibe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também colocou um ponto de vacinação para toda a população.  

“O prefeito tem dito isso de forma muito repetida, que nós precisamos chegar junto à população. A gente não pode esperar que a população nos procure, tem que ter proatividade. Então, a gente monta um centro com todos os especialistas, com marcação de exames, com terapias alternativas. A gente aproveita e coloca também vacinação, serviços sociais como um todo, como corte de cabelo. É todo um cuidado, um carinho que nós queremos ter com a população”, disse o secretário municipal de Saúde, Luís Ferreira.  

Estimativa – De acordo com Aline Grisi, diretora de Atenção Saúde da SMS, a ação deve atender entre 500 e 600 pessoas, uma média que ocorre com a Saúde + Perto, que a Prefeitura realiza nos bairros da Capital semanalmente. “Hoje, a gente não espera diferente, principalmente por ser mulheres, no Outubro Rosa, para que elas possam vir, procurar atendimento, fazer exames, se cuidar. Então, a gente espera atender o máximo de mulheres possível até às 16 horas”, afirmou.

Cuidado e consciência – Ruth Gomes de Lima, que mora em Mangabeira, ficou satisfeita com a oferta de serviços de saúde pertinho de casa. Ela recebeu atendimento de mastologia e disse que, em casa, com o marido em tratamento contra um câncer, tomou consciência da importância do exame preventivo, reforçando que esse cuidado pode fazer toda a diferença.  

“Graças a Deus foi tudo tranquilo, rápido, sem nenhuma dificuldade pra me consultar. Estava querendo fazer faz um tempo, mas agora, perto de casa, ficou melhor. É um exame muito importante, que toda mulher deve fazer. Se prevenir é muito importante, porque a gente evita que qualquer doença que seja possa ser agravada com a descoberta tarde demais”, refletiu a dona de casa, que também recebeu atendimento de ventosa.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais