Culturas populares, dança e literatura movimentam festival nesta segunda-feira

O Centro em Cena apresenta, nesta segunda-feira (18), às 9h30, no Teatro Santa Roza, um workshop de dança contemporânea ministrado pelo professor Davi Lopes, da Curitiba Companhia de Dança que, à noite, a partir das 18h30, leva para o teatro o espetáculo ‘Memória de Brinquedo’. Haverá ainda apresentação do Coletivo Éthnos, com a montagem ‘Triballo – O Corpo o Som a Cor e o Movimento’, e do Grupo de Teatro Kairós, da Escola Municipal Padre Pedro Serrão, de João Pessoa.

“O Centro em Cena é esse movimento e uma ação de intensificação das nossas culturas no Centro Histórico de João Pessoa, que está tendo a capacidade de mobilizar um público massivo e também os artistas que sentiam falta de uma ação forte desse tipo”, observa o diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves.

Durante cinco dias, conforme avalia, a programação está atraindo para os equipamentos culturais da Fundação e para o Centro Histórico um conjunto grande de obras de arte. “Todas de muita qualidade artística e estética e, ao mesmo tempo, estimulando e incentivando o público a frequentar teatro, equipamentos culturais. Isso é de um valor único e inestimável na cidade”, acrescenta.

Dança – ‘Memória de Brinquedo’ é um espetáculo de dança contemporânea da Curitiba Companhia de Dança, que celebra histórias, lembranças e sensações tecidas e criadas ao longo da infância. Criado e coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni, com direção artística de Nicole Vanoni, o espetáculo busca colaborar com a reflexão sobre o mundo tecnológico e a ludicidade, incentivando o brincar.

O Coletivo Tribo Éthnos apresenta ‘Triballo’, um espetáculo meio improvisado e coreografado como intervenção em espaços diversos, integrando as linguagens de danças urbanas com danças populares e tradicionais brasileiras, dança étnica, experimental/minimalista, dança contemporânea e interação permanente com espaços físicos onde acontece a ação, os bailarinos e o público.

Por sua vez, o Grupo de Teatro Kairós, formado por alunos da Escola Municipal Padre Pedro Serrão, apresenta o espetáculo ‘Esperançar incomoda que só a gota’.

Culturas populares – As culturas populares também ganham espaço na programação do Centro em Cena. A partir das 16h, na Lona de Circo erguida no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, tem apresentação da Ciranda dos Tupinambás, do Grupo Idosos Dinâmico Cultural e ainda do Grupo Sementes Paraibanas.

Literatura – No Centro Cultural São Francisco, a partir das 15h30, haverá declamações dos cordelistas Merlanio Maia, Claudete Gomes, Robson Jampa, Dalmo de Oliveira, Hélio do Exu, Marineuma de Oliveira e Luiz Felipe Ferreira.

Tem a mostra literária ‘Molduras Poéticas’, com a atriz paraibana Zezita Matos e Carlito Campos, e ainda o lançamento dos livros ‘Eu, inútil’, de Cibele Laurentino, ‘Quadro Crônico’, de Lucas Arroxelas, e ‘Trás Ontonte’, de Fernando Teixeira, que será homenageado por seus 80 anos pela Companhia Bigorna de Teatro, às 19h.

Centro em Cena – O Festival, realizado pela Fundação Cultural da Prefeitura de João Pessoa (Funjope), acontece de 15 a 20 de setembro, envolvendo culturas populares, artistas locais, circo, teatro e dança. A programação completa pode ser conferida no link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/centro-em-cena/

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais