Dentistas da rede municipal de João Pessoa garantem à população assistência em saúde da boca

Dentistas da rede municipal de João Pessoa garantem à população assistência em saúde da boca

O cuidado com a saúde da boca é fundamental para a saúde do corpo em geral. E para ofertar um cuidado integral, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com 262 dentistas que garantem assistência na atenção básica, especializada e hospitalar, como nas Unidades de Saúde da Família (USF), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), UTI de hospitais e outros serviços.  

A assistência inicial é prestada pelas equipes de saúde bucal, compostas por dentistas e auxiliares, que são responsáveis pelo cuidado contínuo que acontece na Atenção Primária. Esses profissionais são responsáveis por realizar ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde da boca, buscando resolver pelo menos 80% das demandas apresentadas pelos cidadãos.  

“Além de melhorar a qualidade de vida, prevenir e controlar diversas doenças e problemas bucais, como lesões de cáries, mau hálito e até perda dos dentes, uma boa saúde bucal, com devido acompanhamento profissional, também diminui o risco do desenvolvimento de problemas de saúde sistêmicos, podendo, inclusive, evitar infecções generalizadas originadas de problemas bucais”, explica a dentista e coordenadora da saúde bucal da SMS, Camila Castelo Branco.  

Dos mais de 260 dentistas que compõem a rede municipal de saúde, 176 atuam na atenção básica, 60 na atenção especializada e 26 nos hospitais da rede. “Os dentistas da atenção básica são responsáveis pelos procedimentos e ações de prevenção e promoção de saúde, tais quais: escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, restaurações, limpezas e extrações simples. Já os dentistas da rede especializada são responsáveis pelas intervenções que necessitam do especialista para sanar as necessidades dos usuários, como tratamentos periodontais, tratamento de canal, prótese dentária, cirurgias com maiores complexidades, atendimento para pacientes com necessidades especiais e odontopediatria. Dentistas da rede hospitalar realizam acompanhamento de pacientes em internação e procedimentos de maior complexidade que necessitem porventura de bloco cirúrgico”, explica Camila.  

Um dos dentistas que atua na rede municipal de saúde é Ítalo Sousa, que trabalha no CEO Mangabeira. Ele revelou que a escolha da profissão aconteceu ainda enquanto criança, já que ele via no dentista um profissional que ajuda na autoestima das pessoas. “A odontologia na minha vida é isso, uma forma de levar aos meus pacientes um atendimento não só voltado ao procedimento em si, mas ao acolhimento humanizado. É muito satisfatório lidar com a autoestima, expectativas e necessidades da população. Ser útil na resolução dos casos é a maior recompensa. Ouvir relatos de gratidão nos impulsiona diariamente a continuar melhorando e a enxergar o outro com respeito e carinho. Atender na rede municipal é um desafio que requer muita dedicação, empenho e, sobretudo, empatia com o próximo, pois muitas vezes somos o último recurso que aquela pessoa dispõe para transformar sua saúde bucal”, destaca o profissional.  

Dia Nacional – Neste dia 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Dentista. Em alusão à data, a SMS tem realizado, ao longo deste mês, diversas ações de promoção e prevenção à saúde bucal em todos os seus serviços que contam com atendimento odontológico. São palestras sobre os cuidados com a saúde da boca, ações de orientação sobre escovação e distribuição de kits de higiene bucal.  

Nesta quarta-feira (25), o Hospital Municipal do Valentina (HMV), referência no atendimento infantil, realiza às 9h uma palestra para os dentistas sobre a integração da odontologia e fonoaudiologia. Às 10h, com o tema ‘dieta e higiene bucal na infância’, a palestra será voltada aos pais e responsáveis dos pacientes internos. Às 11h, haverá distribuição de kits de higiene bucal e brinquedos para as crianças das enfermarias e UTI do hospital e, às 14h, na brinquedoteca, será encenada uma peça para as crianças sobre a importância de cuidar da saúde da boca.  

O CEO Mangabeira também terá programação especial neste Dia do Dentista. A partir das 14h serão realizadas rodas de conversa sobre o câncer de boca e a necessidade da ida regular ao dentista, além de orientações aos usuários para acesso a assistência odontológica na rede municipal. Também será ofertado um coffee break em homenagem aos dentistas do serviço.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais